Google Analytics Alternative

UVAS NA PROTEÇÃO CONTRA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Este estudo mostrou que adicionar uvas à
 dieta na preveniu a cegueira em camundongos diminuindo
significativamente o acúmulo de lipofuscina e prevenir o
 dano oxidativo ao RPE, garantindo assim o ótimo
 funcionamento da parte crítica da retina.


Comer uvas desacelera e previne o aparecimento de degeneração macular relacionada à idade (AMD). É o que sugere estudo publicado pelo Free Radical Biology and Medicine, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores defendem a hipótese de que as ações antioxidantes de uvas são responsáveis por esses efeitos protetores.

O estudo comparou o impacto de uma dieta rica em antioxidantes em vista usando ratos propensos a desenvolver danos na retina na velhice em muito da mesma maneira como fazem os humanos. Ratos ou receberam uma dieta enriquecida de uvas, uma dieta com luteína adicionada, ou uma dieta normal.

Resultados
As uvas provaram oferecer proteção dramática: a dieta enriquecida com uvas protegeu contra dano oxidativo da retina e preveniu a cegueira nos ratos que consumiram uvas. Enquanto a luteína também foi eficaz, descobriu-se que as uvas ofereceram significantemente mais proteção.

"O efeito protetor das uvas neste estudo foi notável, oferecendo um benefício para a visão na velhice, mesmo se as uvas foram consumidas apenas em tenra idade", disse a investigadora principal Silvia Finnemann, PhD, Department of Biological Sciences, Fordham University em New York.

A Dra. Finnemann observou que os resultados de seu estudo sugerem que a perda de visão relacionada com a idade é um resultado de dano oxidativo cumulativo ao longo do tempo. "Uma dieta ao longo da vida enriquecida com antioxidantes naturais, como as uvas, parece ser diretamente benéfico para RPE e saúde e função da retina" .

A degeneração macular relacionada à idade é uma condição progressiva dos olhos, levando à deterioração do centro da retina, chamada mácula. É a principal causa de cegueira em idosos. O envelhecimento da retina está associado ao aumento dos níveis de dano oxidativo e, pensa-se que o estresse oxidativo desempenha um papel central no desenvolvimento da AMD.

Em AMD, há um declínio conhecido na função das células do epitélio pigmentado da retina (RPE), que são as células de suporte para os fotorreceptores da retina que são críticos para o processo de conversão da luz em visão. A disfunção do RPE é causada por 1) o acúmulo de produtos metabólicos (conhecido como lipofuscina) no RPE em si e 2) uma carga de oxidação sobre o RPE que comprometem importantes vias metabólicas. A disfunção resultante, angústia, e muitas vezes a morte das células RPE leva a AMD.

Este estudo mostrou que adicionar uvas à dieta na preveniu a cegueira em camundongos diminuindo significativamente o acúmulo de lipofuscina e prevenir o dano oxidativo ao RPE, garantindo assim o ótimo funcionamento da parte crítica da retina.

"Preservar a saúde dos olhos é uma preocupação fundamental à medida que envelhecemos e este estudo mostra que as uvas podem desempenhar um papel central na concretização deste. Esta é uma boa notícia para os consumidores de todas as idades que gostam de uvas, e adiciona ao corpo em crescimento, evidências de que as uvas oferecem um leque de benefícios para a saúde."

Fonte: I Saúde, Comer uva previne degeneração macular relacionada à idade. Pesquisadores defendem a hipótese de que a ação antioxidante da uva oferece proteção contra a cegueira relacionada à idade. Acesso em 16/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário