Google Analytics Alternative

SAÚDE PLENA E EMAGRECIMENTO.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Atitudes simples certo? Leia também como envelhecer
harmoniosamente para dar maiores ferramentas à sua saúde.


Há muitas informações contraditórias do que é útil ou não ao emagrecimento, e o que é saudável ou não ao organismo, com muitas notícias sobre perda de peso, a "epidemia" da obesidade continua a evoluir. A forma como fomos impulsionados pelos alimentos durante à infância, a educação alimentar que recebemos, os alimentos que compunham à mesa, a auto-estima que foi estabelecida, assim como a identificação com familiares obesos contribuem ou não à obesidade. Mas, o que é saudável é ou não, é determinado por fatores distintos para cada pessoa.

O corpo é moldado a partir de nosso conteúdo mental. Pense em manter o cuidado com o corpo que isso que você fará, pense em deixar sua saúde de lado que é isso que você fará. Os processos cerebrais regulam as funções corporais. Procure eliminar padrões de pensamentos e ações negativas que provêm desde à infância.

Então, o emagrecimento de maneira saudável significa redução do volume de gordura de células do tecido adiposo. A obesidade proporciona impactos psicológicos, físicos, fisiológicos, estando relacionada a hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares, câncer e doenças neurológicas... Para verificação da composição corporal tem-se disponível aparelhos de bioimpedância, bem como a verificação de dobras cutâneas, circunferências corporais e parâmetros de comparação peso/altura. Com frequência podemos ver indivíduos com IMC dentro de valores normais, entretando com percentual de gordura corporal elevado ou mesmo o aposto, IMC acima de valores ideais, com um ótimo padrão de massa corporal e baixo índice de gordura.

O equilíbrio entre os macronutrientes da dieta, proteínas, carboidratos e gorduras é o que fornece saúde e afasta-nos do sobrepeso/obesidade.

A falta de planejamento das refeições, o estresse, a ansiedade, podem provocar compulsão por carboidratos simples e alimentos densamente calóricos.


O processo de emagrecimento consiste em eliminação de massa gordura, subsituindo-a por tecido muscular. Uma junção de exercícios aeróbicos e anaeróbicos, equilíbrio entre os macronutrientes, mantendo um consumo calórico adequado. Os benefícios do aumento da massa muscular não estão restritos somente ao sexo masculino. Adultos devem manter um percentual adequado de tecido muscular. O tecido muscular contribui ao metabolismo mais ativo, gastanto mais energia, mesmo em repouso. Então, se aumen­tarmos a massa muscular a um indivíduo, ele passa a gastar mais calorias em repouso, mantendo o metabolismo basal mais elevado.

Tratamento nutricional individual, é por esse motivo que damos prioridade para o cuidado individualizado, não podemos julgar um indivíduo como saudável simplesmente pela aparência física.


Diversos estudos mostram que a redução de ingestão calórica por si só pode não ser suficiente para a redução saudável de gordura corporal, devendo estar associada a inclusão de atividade física na rotina, bem como inclusão de nutrientes à dieta, já que fatores como ingestão calórica total, índice glicêmico dos alimentos, quantidades de fibras, distribuição dos macronutrientes, índice de massa magra corporal...devem ser levados em conta.

A análise de exames laboratóriais torna-se igualmente imprescindível, colesterol total e suas partículas, hormônios da tireóide, glóbulos vermelhos, níveis de glicose e triglicerídeos sanguíneos... um estudo global e cauteloso.

Nunca é tarde demais para mudar seus hábitos, e pelo estabelecimento de um estilo de vida saudável hoje, você vai continuar a colher os frutos no futuro. Sedentarismo, intolerância alimentar, alergias e deficiências nutricionais, desequilíbrios entre macronutrientes e da microbiota intestinal, desequilíbrios hormonais, desidratação crônica, baixa qualidade de sono, aumento da resistência à insulina, excesso de radicais livres, inflamação crônica... são fatores que podem estar bloqueando sua saúde.

A imagem expõe à você de que uma vida plena baseia-se em suplementos naturais de qualidade, exercícios físicos regulares, água em quantidade suficiente e alimentação adequada, mas somado à isso temos inúmeros outros fatores à serem agregados como - evitar produtos químicos tóxicos. O corpo reage a produtos químicos tóxicos da mesma forma que ele responde a outros estressores, por isso é importante tomar algumas medidas para reduzir sua exposição. Isso inclui as toxinas que ingeridas (como excesso de álcool, açúcar e cafeína, bem como aspartame MSG, e outros aditivos alimentares químicos), e também toxinas que absorvemos através de nossa pele e pulmões (tais como aqueles em produtos de beleza convencionais e produtos químicos de limpeza).

- Obter horas suficientes de sono, cerca de oito horas de sono todas as noites é uma das maneiras mais eficazes à saúde, e mesmo se você não dormir bem à noite anterior, uma sesta do meio-dia pode ajudar a compensar horas perdidas de sono; - Obter algum tempo à inatividade; - Controlar o stresse; - Respiração adequada. A respiração saudável é lenta (cerca de 12 respirações por minuto), do diafragma (ao invés do peito), através do nariz (em vez da boca).

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário