Google Analytics Alternative

REDUZA O ESTRESSE!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Imagine-se em um lugar tranquilo –
todos têm pelo menos um c
enário imaginário (ou real) que remete
a momentos de paz e tranquilidade.
Algumas dicas simples podem ajudar você a reduzir o nível de estresse nesse mundo tão agitado em que vivemos.



Veja abaixo, 7 dicas para reduzir o estresse:
1 – Não leve as coisas sempre para o lado pessoal – Faça um exercício e tente se distanciar dos problemas. Nunca questione sua capacidade ou valor diante das dificuldades. Desafios, críticas negativas e falhas fazem parte da vida em todas as áreas, sem que você seja culpado dessas situações.

2 – Mantenha-se atento - Prestar atenção aos pensamentos pode ser de grande ajuda para controlar o estresse. A dica é de Richard Carlson no livro Don´t sweat the small stuff (Não dê importância às coisas pequenas), que ensina a “notar o que se passa pela cabeça antes que os pensamentos tenham consequências sobre você”. Uma sugestão é escrever o pensamento e analisá-lo tentando resolver a questão.

3 – Mude de perspectivas - Estar mergulhado no problema não permite analisá-lo com isenção. Isso faz com que uma questão pequena pode estar sendo tratada como o maior desafio já enfrentado na sua vida. Tente distanciar-se, mudar de perspectiva e enxergar o que há de positivo no problema. Outra dica é pensar em coisas pelas quais se sente grato e feliz, mesmo que seja a visão do seu gato dormindo sob o sol.

4 – Mantenha relações saudáveis – estar em contato com amigos ajuda a diminuir o estresse. Isso porque libera hormônios que estimulam a sensação de bem-estar. Invista em encontros, jantares, programas em grupo e desfrute de bons momentos que irão ajudar a lidar com os desafios do dia a dia.

5 – Pergunte a você mesmo: isso terá importância daqui um ano? – o que parece ser o “fim do mundo” em um momento pode perder a importância no minuto seguinte. Talvez até leve mais tempo, mas um bom exercício é pensar quais serão as consequências do aborrecimento em um mês ou um ano. Um prazo perdido, uma discussão no trabalho ou um problema no carro provavelmente não entrariam no seu livro de memórias. Portanto, resolva a questão da melhor maneira possível e esqueça.

6 – Tome um bom banho – sim, você faz isso todos os dias. Mas a questão aqui vai além da higiene. Use a água, o calor e também produtos que lhe tragam sensação de bem-estar para relaxar e eliminar a sensação de estresse. Se tiver oportunidade, faça um banho de imersão.

7 – Imagine-se em um lugar tranquilo – todos têm pelo menos um cenário imaginário (ou real) que remete a momentos de paz e tranquilidade. Se estiver se sentindo estressado, permita-se “viajar” para esse lugar, mesmo que rapidamente, apenas em sua mente, e desfrute alguns minutos lá. Isso irá ajudá-lo a lidar melhor com a situação que lhe trouxe transtornos. Claro, se possível, vá mesmo até esse lugar e aproveite-o em toda sua plenitude!

Fonte: Carlos Hilsdorf, de TERRA Saúde. Acesso em 24/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário