Google Analytics Alternative

O QUE CAUSA O ENVELHECIMENTO?

terça-feira, 17 de janeiro de 2012
As mudanças físicas associadas ao envelhecimento acontecem com todos, mas como e quando seu corpo muda é algo específico a você.
O que causa o envelhecimento?
Trata-se de um fato simples e inevitável : os corpos - mesmo os saudáveis - envelhecem. O que não é tão simples é explicar por isso acontece. A progressiva debilidade de muitas funções corporais com o passar do tempo, um processo conhecido como senescência, é um dos processos biológicos menos compreendidos.
Os pesquisadores descobriram uma variedade de fatores - genéticos, bioquímicos e hormonais - que poderiam contribuir para o processo de envelhecimento. Eles incluem:

- Desgaste celular: As células e os tecidos têm partes vitais que se desgastam até perderem a utilidade.

- Radicais livres: O dano acumulado por moléculas instáveis de oxigênio (radicais livres) faz com que as células parem de funcionar.

- Cross-linking (reticulação): Num processo chamado glicação, as moléculas de açúcar no sangue (glicose) se ligam as proteínas, iniciando uma reação química em cadeia que termina co proteína ligando-se umas às outras, ou "cross-linkin", "reticulando-se". Isso altera sua estrutura e função e pode interferir no trabalho das células.

- Dano ao DNA: Durante a vida, a unidade estrutural básica do corpo, o DNA, sofre dano continuo. O corpo tem muitas formas de reparar DNA danificado, porém, à medida que o dano se acumula, os genes, as proteínas e as células podem funcionar mal, levando a doenças e deterioração de tecidos.

- Longevidade programada: Com o tempo, certos genes são ativados e desativados, fazendo com que processos fisiológicos cessem.

- Alterações hormonais: Um relógio biológico age através de hormônios para controlar o ritmo do envelhecimento, de maneira análoga àquela com que o crescimento e o desenvolvimento na infância são regulados.

- Alterações do sistema imune: Um declínio programado no funcionamento de sistema imune leva a maior vulnerabilidade a doenças infecciosas e a doenças nas quais o organismo ataca suas próprias células.

Em geral, os pesquisadores veem o envelhecimento como muitos processos que interagem e influenciam uns aos outros.

Fonte: CREAGAN, Edward. Guia da clínica Mayo sobre envelhecimento saudável: como encontrar a felicidade e a vitalidade à medida que se envelhece. Rio de Janeiro: Anima, 2010. na íntegra pág. 59.


0 comentários:

Postar um comentário