Google Analytics Alternative

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Exercício físico realizado de maneira regular
 ajuda no controle da hipertensão arterial
por redução da resistência
arterial periférica, aumenta
 o HDL-colesterol ("colesterol bom"),
 reduz obesidade, triglicerídios...
O envelhecimento associa-se à perda da massa muscular esquelética, com redução da força muscular, flexibilidade, débito cardíaco e função pulmonar, mudanças na regulação hormonal e sistema imunológico, redução na densidade óssea e maior prevalência e incidência de sedentarismo.

Sedentarismo em idosos pode ser caracterizado por atividades físicas com duração inferior a 150 minutos por semana. É importante fator de risco para doença arterial coronária (DAC) em idosos, ou seja, formações de placas de gordura (ateromas) nas artérias do coração (aterosclerose). A DAC é a principal causa do infarto do miocárdio (ataque cardíaco).

Alguns estudos demonstram que o risco relativo de DAC atribuível ao sedentarismo é comparável ao risco da hipertensão arterial (pressão alta), dislipidemia (anormalidades do colesterol e suas frações) e tabagismo. É considerado fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento de várias doenças, tais como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, ansiedade, depressão, dislipidemia, aterosclerose, doença pulmonar, osteoporose e câncer.

Exercício físico realizado de maneira regular ajuda no controle da hipertensão arterial por redução da resistência arterial periférica, aumenta o HDL-colesterol ("colesterol bom"), reduz obesidade, triglicerídios, propicia melhor controle dos níveis de açúcar no sangue, previne a DAC e diminui a mortalidade.

Além disso, melhora a qualidade do sono, função cognitiva e memória de curto prazo, diminui o grau de depressão, reduz ou atrasa o aparecimento de demência, reduz risco de câncer de cólon, mama, próstata e reto, aumenta densidade óssea e diminui o aparecimento de fraturas de fêmur e vértebras.

Fonte: Portal do coração. Atividade física na terceira idade acarreta inúmeros benefícios. Acesso em 18/01/2012.
Gravina CF, Rosa RF, Franken RA, Freitas EV, Liberman A, e colaboradores. Sociedade Brasileira de Cardiologia. II Diretrizes Brasileiras em Cardiogeriatria. Arquivos Brasileiros de Cardiologia - 2010; 95(3 supl.2): 1-112.

0 comentários:

Postar um comentário