Google Analytics Alternative

CRESCIMENTO DA OBESIDADE INFANTIL.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Números divulgados nesta quarta-feira (25) pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam aumento do percentual de crianças com sobrepeso e obesidade no Brasil, principalmente na faixa de 5 a 9 anos. Os números referem-se a levantamento de 2010.

O sobrepeso atinge 34,8% dos meninos e 32% das meninas nessa faixa etária. Já a obesidade foi constatada entre 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas. De acordo com a presidenta do Departamento de Obesidade da SBEM, Rosana Radominski, esse quadro é alarmante.

Já entre crianças a partir de 10 anos e jovens de até 19 anos, o excesso de peso atinge 21,7% do total dos meninos e a obesidade, 5,9%. Entre as meninas nessa faixa etária, 15,4% mostravam sobrepeso e 4,2%, obesidade.

" Houve um aumento muito grande [do aumento de peso] nesse grupo de crianças [de 5 a 9 anos] quando consideramos o período de 1989 para 2009" , observou a médica. De acordo com os dados, o sobrepeso nessa faixa etária atingia 15% dos meninos em 1989 e 11,9% das meninas. Já a obesidade tinha 4,1% de índice entre os meninos naquele ano e 2,4%, entre as meninas de 5 a 9 anos.

" Nas crianças, de modo geral, a velocidade, em termos de excesso de peso e obesidade, está muito maior do que nos adultos. Isso tem a ver com a mudança da cultura. Hoje, tem uma inversão nutricional" , analisou a especialista, que vê também a influência de programas assistenciais, como o Bolsa Família, na mudança dos hábitos alimentares.

" Começou-se a aumentar a renda das famílias, mas não a educação familiar para que a alimentação fosse corrigida" , estimou Rosana. Com mais dinheiro no bolso, as famílias estão adquirindo maior quantidade de alimentos e não necessariamente os mais saudáveis. Segundo ela, há atualmente maior ingestão de açúcar, de alimentos gordurosos e industrializados, em vez de alimentos naturais.

Outro problema, conforme apontou a médica, é a redução da prática de atividades físicas, " por causa da violência, da dificuldade de transporte e até pelo currículo escolar" . Ela lembrou que as crianças acabam mais confinadas em casa, diante da televisão, do computador e dos videogames e, com isso, ganham sobrepeso.

Segundo Rosana Radominski, entre os adultos os percentuais são maiores: 48,5% apresentavam sobrepeso, em 2010, e 15%, obesidade. Entre os homens, 52,1% tinham excesso de peso e 14,4%, obesidade, enquanto os índices nas mulheres eram, respectivamente, 44,3% e 15,5%.

De acordo com a médica, o Brasil e a China são os países em que a obesidade está aumentando de forma mais rápida no mundo. " Se não houver programas do governo para reprimir a obesidade e uma mobilização de toda a população, a tendência é aumentar. Acho que é importante o alerta com relação a isso, para que se possa ganhar essa batalha" .

Fonte: Texto em I Saúde, No Brasil, obesidade cresce mais entre crianças na faixa de 5 a 9 anos. Sobrepeso atinge 34,8% dos meninos e 32% das meninas nessa faixa etária. Números referem-se a levantamento de 2010. Acesso em 27/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário