Google Analytics Alternative

Por que a gordura abdominal oferece maiores riscos à saúde?

domingo, 16 de agosto de 2009
Pessoas que desenvolvem o Diabetes Mellitus tipo II podem também desenvolver hipertensão arterial, colesterol sanguíneo alto, muitas ainda tendem a ter sobrepeso, o que pode caracterizar a síndrome metabólica, relacionada ao excesso de tecido adiposo em volta das vísceras, a chamada gordura abdominal.
Por que a gordura abdominal oferece maiores riscos à saúde?
As células de gordura ou adipócitos, da região abdominal são mais ativas do que as de partes inferiores do corpo e respondem de maneira diferente à hormônios, entre eles a adrenalina. Assim, liberam mais ácidos graxos na corrente sanguínea para o fígado. O fígado, capta esses ácidos graxos e produz triglicerídes que são convertidos em LDL ou lipoproteína de baixa densidade. Níveis aumentados de LDL no sangue estão associados à formação de placas de gordura aderidas às artérias.
Níveis elevados de triglicerídes podem desencadear elevação de insulina, o que por sua vez, pode desencadear aumento da pressão sanguínea.
Obesidade abdominal, lipídeos sanguíneos elevados, hipertensão, níveis aumentados de açúcar no sangue são fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário