Google Analytics Alternative

Estudos sobre sementes de linhaça sobre o perfil sanguíneo.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Vários testes clínicos têm investigado os efeitos da sementes de linhaça e seus produtos derivados, como o óleo de linhaça e lignanas sobre os lipídios sanguíneos, entretanto, as descobertas têm sido inconsistentes. O objetivo foi identificar e quantificar a efetividade da linhaça e de seus derivados sobre os perfis lipídicos. Uma busca na literatura foi realizada com base nos estudos ingleses de testes aleatorizados, controlados sobre a linhaça ou seus derivados sobre o perfil lipídico em adultos, que foram publicados entre Janeiro de 1990 e Outubro de 2008. Dados que não foram publicados também foram acessados. A qualidade do estudo foi avaliada pelo uso do escore Jadad, e uma meta-análise foi conduzida. Vinte e oito estudos foram incluídos. Intervenções com a linhaça reduziram o colesterol total e LDL-colesterol. Reduções significantes foram observadas com suplementos de linhaça integral e lignana, mas não com o óleo de linhaça.
Os efeitos na redução do colesterol foram mais aparentes nas mulheres (particularmente nas mulheres na pós-menopausa), indivíduos com altas concentrações iniciais de colesterol, e estudos com escores Jadad elevados. Nenhuma alteração significante foi encontrada nas concentrações de HDL-colesterol e triacilgliceróis. A linhaça reduziu significantemente as concentrações de LDL-colesterol circulantes, mas as alterações foram dependentes do tipo de intervenção, gênero, e perfis lipídicos iniciais dos indivíduos. Estudos futuros são necessários para determinar a eficiência da linhaça sobre os perfis lipídicos em homens e mulheres na pré-menopausa e explorar seus benefícios na prevenção da doença cardiovascular.
PAN, A.; YU, D.; DEMARK-WAHNEFRIED, W.; FRANCO, O.H. et al. Meta-analysis of the effects of flaxseed interventions on blood lipids. Am J Clin Nutr; 90: 288-297, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário