Google Analytics Alternative

Efeitos da suplementação antioxidante e associação das concentrações de antioxidantes séricos com risco de síndrome metabólica em adultos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Evidências observacionais limitadas sugerem menores concentrações antioxidantes em indivíduos com a síndrome metabólica (MetS); poucos testes aleatorizados controlados apresentaram o efeito dos múltiplos antioxidantes sobre o risco de síndrome metabólica. O objetivo foi examinar o efeito da suplementação antioxidante para 7.5 anos sobre a incidência de MetS e a associação epidemiológica entre as concentrações séricas de antioxidantes no baseline e o risco prospectivo de síndrome metabólica. Adultos (n = 5220) participantes no estudo de Suplementação de VItaminas e Minerais Antioxidantes foram aleatoriamente divididos para receber um suplemento contendo uma combinação de antioxidantes (vitaminas C e E, β-caroteno, zinco, e selênio) em doses nutricionais ou um placebo. Indivíduos que eram livres de MetS no baseline e foram seguidas de 7.5 anos. A suplementação com antioxidante por 7.5 anos não afetou o risco de síndrome metabólica. Concentrações séricas do baseline de beta-caroteno e vitamina C, contudo, foram negativamente associadas com o risco de síndrome metabólica.
As concentrações de zinco séricos foram positivamente associados com o risco de desenvolvimento de síndrome metabólica. As descobertas experimentais dos efeitos não benéficos da suplementação antioxidante em uma população geralmente subnutrida é consistente com os relatos recentes da falta de eficácia dos suplementos antioxidantes. Contudo, as relações observadas entre o risco de síndrome metabólica e as concentrações séricas de antioxidantes, sugerem atingir as recomendações em consumir alimentos ricos em antioxidantes.
CZERNICHOW, S.; VERGNAUD, A.C.; GALAN, P. et al. Effects of long-term antioxidant supplementation and association of serum antioxidant concentrations with risk of metabolic syndrome in adults. Am J Clin Nutr; 90: 329-335, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário