Alimentação pouco saudável e falta de atividade física são responsáveis por cerca de um terço de desenvolvimento do câncer nos países desenvolvidos. Câncer do cólon e do reto, classificados como colorretais, são o terceiro tipo mais comum de câncer em todo o mundo. Mais comum em homens do que mulheres, este tipo de câncer é fatal, tornando-a quarta causa mais comum de morte por um câncer.
Segundo relatório do Instituto Nacional do Câncer (RJ), em 2.000, no Brasil ocorreram por volta de 13.400 novos casos de câncer colorretal e que por volta de 6.700 brasileiros teriam morrido da doença até o final do ano passado.
As fibras em geral são essenciais e protetoras, pelo simples fato de reduzirem o contato entre as fezes, tóxinas e a parede intestinal, aumentam o trânsito intestinal e concentrarem uma microflora anaeróbia patogênica, que levam a maior produção de metabólitos protetores, ácidos graxos de cadeia curta.
"Felizmente, sabemos que a alimentação adequada e atividade físcia fornecem proteção e prevenção do câncer colorretal".
Fontes:
http://www.colorretal.com.br
WCRF / AICR. Política e acção para a prevenção do cancro. Alimentação, nutrição e actividade física: uma perspectiva global. Washington DC: AICR, 2009.
0 comentários:
Postar um comentário