Google Analytics Alternative

NUTRIENTES DA LENTILHA.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018
A lentilha é de origem asiática e entre as classificações nutricionais ela participa da família das leguminosas junto aos feijões, grão de bico e soja, sendo um ótimo substituto para o dia a dia. Neste artigo você vai aprender como fazer lentilha, benefícios e como consumir. É super fácil, confira!

Lentilha: benefícios
A lentilha é uma boa fonte de proteínas e assim como o arroz com feijão formam uma dupla maravilhosa, o arroz com a lentilha também se casam.

Isso porque a lentilha contém lisina, um aminoácido essencial deficiente no arroz, e o arroz por sua vez é rico em metionina e cisteína, aminoácidos deficientes na lentilha. A junção dos dois resulta em uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico, ideal para o crescimento e manutenção das células.

Rica em fibras e carboidratos de absorção lenta, a lentilha oferece alto poder de saciedade por retardar a digestão e absorção. Além de contribuir para o funcionamento adequado do intestino.

Fonte de ferro, a lentilha pode ser uma aliada na prevenção e tratamento de anemia. Mas atenção: para que o ferro presente na lentilha seja absorvido adequadamente pelo nosso corpo, é necessária a ajuda da Vitamina C, presente nas frutas cítricas (laranja, acerola, limão, morango, abacaxi).

Além disso, a lentilha é fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e magnésio, micronutrientes importantes para que o nosso corpo trabalhe adequadamente e fique bem nutrido.

Lentilha engorda?
Assim como qualquer alimento em excesso pode causar ganho de peso, a lentilha também funciona assim. O que acontece é que a lentilha é um alimento que oferece poucas calorias e quase nada de gordura, além de conter fibras, proteína e carboidratos de lenta absorção que aumentam a saciedade e tornam mais difícil o ganho de peso.

Lentilha: como fazer?
Para cozinhar a lentilha não é necessária panela de pressão, porque o grão cozinha muito mais rápido que os feijões.

Dica: Para melhorar a absorção dos nutrientes, é necessário deixar a lentilha de molho por cerca de 8 horas, trocando a água pelo menos de 2 a 3 vezes nesse período.

INGREDIENTES
• 1 xícara (chá) de lentilha;
• 4 xícaras (chá) de água;
• 1 cebola;
• 2 dentes de alho;
• 1 colher (sopa) de azeite;
• 1 folha de louro;
• Sal e pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO
1 Pique a cebola e o alho;
2 Em uma panela, refogue em fogo médio a cebola e o alho com azeite;
3 Quando começar a dourar, adicione o louro e a lentilha;
4 Tempere com sal, pimenta-do-reino e/ou algum outro tempero de sua preferência e misture bem;
5 Regue com a água e, quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, com a tampa entreaberta;
6 Quando ficar pronto, é só servir.

Como consumir?
Você pode consumir no lugar do feijão, com a clássica combinação com arroz. É uma ótima opção para saladas, em que você pode temperar com limão e azeite, garantindo a absorção do ferro. E para os dias frios, uma sopa de lentilha cai muito bem.

Fonte: Natue.

1 comentários:

{ Natural Health News } at: 27 de março de 2021 às 07:02 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário