Google Analytics Alternative

BENEFÍCIOS DO TOMATE.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018
Foto: Shutterstock

O fruto vermelho utilizado no preparo de centenas de pratos, além de prático e gostoso, também é conhecido por fazer bem à saúde. Os benefícios do tomate vão além da prevenção do câncer de próstata e por suas propriedades antibacterianas.

A substância que faz do tomate fonte de saúde é o licopeno. “Possui ação antioxidante, reduzindo o efeito dos radicais livres e, consequentemente, afastando o risco de câncer de próstata e mama”, afirma a nutricionista Márcia Dal Médico. A substância dá a cor vermelha ao fruto. Além das propriedades anticancerígenas, evita a oxidação do colesterol ruim (LDL), reduzindo a formação de placas de gordura nas artérias.




Foto: Shutterstock

Outros benefícios do tomate são os nutrientes como o potássio, que participa dos impulsos nervosos, das contrações musculares e dos batimentos cardíacos. Também contém vitamina C, outro nutriente que funciona como antioxidante. O ideal é ingerir o legume pelo menos três vezes por semana.

“Molho de tomate e tomates cozidos oferecem maior proteção contra o câncer, pois o calor libera o licopeno. Se o molho for feito com azeite, a absorção do licopeno aumenta, pois a substância é solúvel em gorduras”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Prefira fazer o molho de tomate em casa, pois os industrializados geralmente contêm muito sal. O azeite é rico em gorduras benéficas, que aumentam o bom colesterol e protegem os neurônios.

Confira outros benefícios do tomate:
Faz a sua pele reluzir
O betacaroteno ajuda a proteger a pele dos danos causados pela radiação solar, e o licopeno, composto que dá ao tomate a cor vermelha, faz com que a pele fique menos sensível aos raios UV, causadores de rugas e linhas finas.

Ajuda a construir ossos mais fortes
Graças à vitamina K e ao cálcio contidos na fruta. Já foi comprovado que o licopeno também ajuda a fortalecer a massa óssea.

Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue
O tomate é uma boa fonte de crômio, que ajuda a manter a glicemia equilibrada.
Foto: Getty Images

Bom para os olhos
A vitamina A contida no vegetal ajuda a melhorar a visão e a prevenir a chamada cegueira noturna e a degeneração macular, principal causa de cegueira em idosos.

Previne pedras nos rins
Desde que se coma o tomate sem as sementes.

Auxilia na perda de peso
Pesquisadores da Universidade de Reading afirmam que os tomates, ricos em um composto chamado licopeno, ajudam as pessoas a se sentirem mais saciadas, por reduzir os níveis dos hormônios do apetite. O grupo testou o efeito de pães enriquecidos com vegetais em 17 mulheres entre 18 e 35 anos. Eles deram às voluntárias sanduíches de pão enriquecido com cenoura ou tomate e recheado com cream cheese.

Fonte: Sportlife.

1 comentários:

{ Cozinha em Segundos } at: 12 de abril de 2022 às 20:11 disse...

Adorei o seu post! parabens

Postar um comentário