Google Analytics Alternative

COENZIMA Q10.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Coenzima Q10. Você já deve ter reparado que esse nome tem aparecido em muitas propagandas, principalmente de produtos de beleza e nutricosméticos. Pois é. A vitamina Q10, que também é chamada de Ubiquinona (sim, você poderá encontrá-la sob esse nome em algumas embalagens) e que está ficando cada vez mais famosa, é produzida naturalmente pelo nosso corpo, mas também pode ser obtida por meio da alimentação.

Em nosso corpo, os órgãos que apresentam maior concentração de coenzima Q10 são o coração, rins, cérebro e fígado.

Já na dieta, a coenzima Q10 é encontrada em maior concentração nos alimentos como frango, carne bovina e suína, cavala, sardinha, nozes, grão de soja (seco ou cru verde), pistache, brócolis, espinafre, óleos de soja, gergelim, milho e algodão e feijão azuki.

Benefícios da coenzima q10
A Coenzima Q10 não atingiu o topo das vitaminas mais queridas e procuradas à toa. Ela tem muitos benefícios. Vamos conferir alguns deles:
- Pode contribuir na melhora da performance esportiva, devido à produção de energia e vasodilatação, já que melhora o transporte de oxigênio e nutrientes para o corpo, inclusive para o músculo;
- Regulação do crescimento e diferenciação celular;
- Aumento da disponibilidade do óxido nítrico, contribuindo na disfunção endotelial;
- Tem efeito anti-inflamatório;
- Tem ação antioxidante;
- Melhora o aspecto da pele, já que ameniza a flacidez e as rugas – que vamos combinar, ninguém quer ter – pelo menos não tão cedo;
- Auxilia no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, além de proteger o coração durante cirurgias cardíacas;

A coenzima q10 emagrece?
Sim, a coenzima Q10 pode auxiliar no processo de perda de peso, já que essa vitamina é importante para a queima de gordura acontecer de fato. Contudo, precisamos aliar seu consumo a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis.

Quais são os sintomas da deficiência da vitamina q10?
Mesmo sendo produzida pelo nosso organismo, após os 30, 40 anos, é comum apresentarmos deficiência de coenzima Q10. Além disso, outros fatores como a genética e doenças cardiovasculares – principalmente em pessoas que tomam remédio para colesterol (estatina) – podem ocasionar deficiência de coenzima Q10.

Vale ressaltar que a coenzima Q10 obtida por meio dos alimentos não é suficiente para suprir as necessidades do nosso organismo, uma vez que apenas 10% dela é absorvida, por isso é interessante apostar na suplementação de Coenzima Q10.

Dentre os sintomas envolvidos com a deficiência de coenzima Q10, pode-se citar retardo mental, escoliose (encurvamento anormal da coluna vertebral), fraqueza muscular, convulsões, oftalmoplegia (paralisia dos músculos dos olhos) e até mesmo outros problemas mais graves.

Coenzima q10: contra-indicações
Não é indicada para pacientes com hipersensibilidade a coenzima Q10. Além disso, o ideal é sempre consultar um médico ou nutricionista antes de consumir o produto.

Como tomar coenzima q10?
Normalmente, a Coenzima Q10 é encontrada em cápsulas, dessa forma, a dosagem do suplemento deve ser feito por um médico ou nutricionista.

Fonte: Natue.

0 comentários:

Postar um comentário