Já está mais do que provado que o ômega 3 é uma das melhores armas contra doenças cardiovasculares. Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard aponta que comer alimentos que contenham esse tipo de gordura reduz o risco de ataque cardíaco entre 20% e 40%. “O ômega 3 auxilia na diminuição do colesterol total e ajuda na coagulação sanguínea”, explica Viviane. Com os níveis de colesterol em dia, o coração funciona a todo vapor e os riscos de desenvolvimento de doenças diminuem. “O ômega 6 também ajuda na diminuição do colesterol total, mas, se consumido excessivamente, pode reduzir também o bom (HDL)”, completa.
Conheça mais fontes de ômega 3
Segundo o cardiologista Daniel Magnoni, do HCor, as gorduras monoinsaturadas agem na diminuição do LDL e aumento do HDL. “Além de consumir alimentos com essas gorduras, precisamos também reduzir o peso e os níveis de açúcar no sangue, controlar o consumo de sal, causador de hipertensão, e praticar atividades físicas. Assim, prevenimos doenças cardiovasculares e diabetes”, sugere. “As gorduras monoinsaturadas impedem a formação das placas nas artérias coronárias. Elas também ajudam a remover o colesterol, que forma essa placas e as leva de volta ao fígado. Se estiverem na circulação, podem se romper ou impedir o fluxo sanguíneo, levando ao infarto, acidente vascular cerebral e trombose”, completa Viviane.
Onde encontrar e quanto consumir
Peixes como salmão, sardinha, anchova e carpa. Consuma 1 posta (aproximadamente 100 g) por dia. Três vezes por semana
Frutos do mar (camarão e lula, por exemplo). Consuma 1 porção (aproximadamente 100 g) uma vez por semana. É preciso moderar o consumo do camarão, que também possui grandes quantidades de colesterol.
Semente de linhaça. Consuma aproximadamente 25 g por dia (o equivalente a duas colheres de sopa).
Fonte: Revista Viva Saúde
0 comentários:
Postar um comentário