Google Analytics Alternative

QUAL A IMPORTÂNCIA DA BARREIRA INTESTINAL?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
O intestino é revestido com uma parede dupla prote­tora chamada de endotélio, constituída na sua maio­ria por células que cobrem aproximadamente 400m2 de superfície. Esta membrana ajuda a dividir a parte interna do órgão do meio externo e tem como função prevenir a perda de água e eletrólitos, selecionando o que entra e o que sai.

Esta “função inteligente” exige discerni­mento, identificando diante de uma grande variedade de agentes ambientais aquelas que podem causar inflamações, bem como produtos secretados (imunoglobulina, mucosa, defensinas e outros antimicrobianos).

É um complexo sistema que, de fato, possui múlti­plas camadas, como uma barreira “física” externa e uma barreira “funcional” imunológica interna. A interação dessas barreiras permite a manutenção do equilíbrio da sua permeabilidade.

Quando acontece um caso de disbiose, este sistema sofre agressões e a sua permeabilidade perde o ‘cimento’, comprometendo suas funções seletivas. Substâncias estranhas passam a entrar com facilidade formando imuno­complexos (complexos formados por imunoglobu­lina ligada a antígenos solúveis) que provocam uma reação do sistema imunológico. Quando um desses imunocomplexos apresenta semelhança com algum tecido local, o sistema imunológico vai atacar ambos, nascendo assim uma doença autoimune.

Para manter a manutenção de uma mucosa intestinal saudável, sugere-se a suplementação com glutamina, probióticos e prebióticos. além de uma alimentação rica em alimentos crus, como frutas e verduras, com uma ingestão adequada de água e aliada a hábitos saudáveis.

0 comentários:

Postar um comentário