Google Analytics Alternative

LIMÃO PROVOCA DOR NO ESTÔMAGO?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Você consome limão? Acredita que ele possa lhe fazer mal? Muitas pessoas têm uma falsa impressão do limão. Acham que graças à sua acidez ele pode provocar dor no estômago e, por isso, deve ser evitado por pessoas com problemas digestivos. Mas será que o limão é realmente esse vilão?

Ele é uma fruta fantástica com propriedades terapêuticas que combatem vários males e para o estômago, diferente do que é divulgado, age como um remédio natural. A partir do momento em que é ingerido, sua acidez se transforma e neutraliza a acidez do estômago. Ou seja, a fruta ajuda no combate à acidez estomacal e à gastrite. Essa ação pode ser explicada pelo fato de que o limão causa um deslocamento no equilíbrio químico do ácido clorídrico no estômago com seus íons em meio aquoso.

Vamos conhecer melhor essa fruta, os benefícios que ela traz para a saúde e o que é bom para dor de estômago? Então, continue lendo nosso artigo.
Benefícios do limão para a saúde

1. Ajuda na digestão
O limão possui uma composição muito parecida com a da saliva e dos sucos gástricos. Sua ingestão estimula a produção de bílis, que é essencial na digestão. É muito rico em minerais e vitaminas que ajudam a eliminar toxinas do trato digestivo e a fruta ainda conta com propriedades digestivas que aliviam sintomas de azia e de queimação, por exemplo.

2. Purifica o organismo
O suco de limão é depurativo e ajuda a eliminar toxinas do organismo, pois é também diurético. Esta “faxina” é bastante positiva para quem quer realizar uma detox alimentar.

3. Fortalece o sistema imunológico
O limão é fonte de vitamina C, nutriente que fortalece o sistema imunológico e favorece a absorção de ferro pelo organismo. Ele conta também com potássio, que estimula o cérebro e age regulando a pressão arterial.

4. Equilibra os níveis de pH
O limão é um dos alimentos com maiores propriedades alcalinas, apesar de ser ácido. Ao ser ingerido pelo organismo, ele se torna alcalino — o ácido cítrico ao ser metabolizado não cria acidez. Tanto o ácido ascórbico quanto o cítrico, ambos presentes no limão, melhoram os níveis alcalinos no organismo. Beber limão com água ajuda no combate à acidez do organismo.

5. Cicatriza as mucosas
As mucosas agredidas por determinando agente, seja uma refeição muito ácida, seja a própria acidez do suco gástrico, pode ter a ajuda do limão, pois ele age criando um ambiente propício à cura das úlceras que podem surgir.

6. Age como adstringente
O limão tem outra grande função quando age no organismo, que é ajudar na digestão das gorduras, dissolvendo-as e evitando a formação de gases.

7. Funciona como um antibiótico natural
Age estabilizando o meio e tornando o pH levemente alcalino. Isso evita a presença de bactérias.

A acidez do limão provoca dor no estômago?
O limão, diferente do que a maioria pensa, não causa dor no estômago. Como dito até aqui, ele age no sentido contrário, podendo até amenizar dores no local.

Na verdade, trata-se de uma fruta muito ácida, pois contém ácido cítrico e citratos, mas, ao entrar em contato com os ácidos do nosso estômago, promove a neutralização do local, tornando o pH levemente alcalino. Por essa característica, seu uso já é indicado para amenizar a acidez do estômago.

Fonte: Gastro.

0 comentários:

Postar um comentário