Google Analytics Alternative

DOENÇAS CAUSADAS PELA MÁ ALIMENTAÇÃO INFANTIL.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Muitos problemas que prejudicam o desenvolvimento das crianças são decorrentes de doenças causadas pela má alimentação. Além de dificultar o progresso físico e mental, elas devem ser evitadas porque comprometem não apenas a infância, mas a adolescência e a fase adulta.

Alimentos processados e industrializados, como biscoitos recheados, salgadinhos e batata frita oferecem energia, mas não são ricos em vitaminas e minerais, necessários para a saúde humana. Os açúcares, conservantes artificiais e gorduras são grandes causadores de anemia, diabetes, obesidade e hipertensão.Complicações que surgem pela alimentação errada podem comprometer toda a vida. Foto: iStock, Getty Images

Dieta contra doenças causadas pela má alimentação
As doenças causadas pela má alimentação durante a infância podem ser evitadas através de uma dieta que inclua legumes e frutas, permitindo um crescimento com saúde.

Anemia
Crianças podem se tornar anêmicas principalmente por falta de ferro no organismo. A falta de outros minerais também pode ocasionar a doença, que se caracteriza pela redução da hemoglobina, uma substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue. É ela que permite o transporte do oxigênio dos pulmões para o restante do organismo.

A anemia se apresenta através de tonturas, dor de cabeça, palidez, desânimo, cansaço, falta de ar, perda de apetite, sono excessivo, palpitações, tristeza e falta de concentração.

Diabetes
A diabetes é uma das doenças causadas pela má alimentação que compromete o futuro das crianças. Ela se caracteriza por uma alteração na produção de insulina, um hormônio do pâncreas. A doença cria uma resistência à ação desse hormônio pelo organismo. A insulina é o que transforma a glicose do açúcar em energia.

É através da alimentação que se torna possível combater a diabetes. O aleitamento materno é fundamental, já que os componentes do leite infantil artificial são recheados de suplementos e açúcares.

Além disso, evitar alimentos industrializados e com altos teores de açúcar e gordura, equilibrando a alimentação das crianças permite um desenvolvimento mais saudável.
Hipertensão é uma das doenças causadas pela má alimentação

Uma das doenças causadas pela má alimentação infantil é a hipertensão. Os hábitos saudáveis são a principal forma de prevenir esse problema. Através de uma dieta que esteja repleta de vegetais e frutas, associada à prática regular de exercícios físicos, é possível manter o peso ideal para a idade e evitar a obesidade infantil, principal causadora da doença.

Se não for tratada adequadamente, a hipertensão pode provocar infartos, aneurisma, problemas nos rins e acidente vascular cerebral (AVC). Estimular práticas de atividades ao ar livre, reduzir hábitos sedentários e preparar alimentos livres de muita gordura e açúcar são os principais meios de combate à doença.

Obesidade infantil
Entre as doenças causadas pela má alimentação da criança, a obesidade é a principal e mais perigosa. Capaz de causar de outros problemas como diabetes, hipertensão e colesterol alto, ela é identificada quando a criança está 15% acima do peso ideal para sua faixa etária.

O tratamento para essa doença é bastante lento e requer acompanhamento nutricional e familiar, incentivando hábitos saudáveis e o consumo de frutas e legumes. No Brasil, muitas crianças também são sedentárias, o que aumenta as chances de se tornar obesa e dificulta o tratamento posterior.

Fonte: Doutissima.

0 comentários:

Postar um comentário