Google Analytics Alternative

NUTRIENTES DA CASTANHA DO BARU.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017
As oleaginosas ou "nozes verdadeiras" mais conhecidas são: amêndoa, pecã, castanha do pará, de caju, pistache, avelã, macadâmia e noz. Existem sementes comestíveis com características semelhantes às nozes, mas com classificação botânica diferente, como o amendoim e a amêndoa ou castanha de baru.

A castanha do baru ainda é pouco conhecida, é proveniente do fruto do baruzeiro, nativa do Cerrado, possui polpa fibrosa com um centro endurecido, contendo uma única semente comestível. Excelente fonte energética com 518 quilocalorias (kcal) em 100g do alimento. Apresenta elevado teor de lipídeos (cerca de 40% a 60%) e de proteínas (8% a 20%). Fonte de fitoesteróis (beta sitosterol), glutamina, vitamina E, potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco e fibras.

Castanha do Baru é fonte de vitamina E, potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco e fibras (Foto: Getty Images)

Benefícios à saúde:
Excelente protetor cardíaco pela predominância de gorduras boas na sua composição, contendo principalmente ácido graxo monoinsaturado - ômega 9 e ácido graxo polinsaturado ômega 6. Estes ácidos graxos contribuem para redução do colesterol sanguíneo, LDL-colesterol e VLDL- colesterol.

O consumo de alimentos antioxidantes e ricos em fitoquímicos está relacionado à redução do risco de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, doenças neurodegenerativas (ex: Alzheimer, Parkinson) e alguns tipos de câncer (intestino, próstata, esôfago).

Pelo alto teor de potássio e baixo teor de sódio favorece ao controle hidroeletrolítico e pressão arterial. Rica em cálcio atua na contração muscular, saúde óssea e prevenção da osteoporose. O ferro é componente de enzimas e da hemoglobina responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos. Fonte também de glutamina responsável por: manutenção do equilíbrio ácido-base, regulação da síntese e degradação proteica, melhora da Imunidade, da absorção intestinal. As fibras regularizam o funcionamento intestinal, promovem saciedade e previnem doenças crônicas e degenerativas.

Como pode ser consumido:
Cuidado no momento da compra, dê preferência a embalagem a vácuo e verifique se há pontos esbranquiçados que podem sugerir contaminação por fungos ou bactérias. Deve ser consumida torrada ou cozida para evitar riscos de intoxicação alimentar e reduzir fatores antinutricionais que reduzem a absorção de cálcio e zinco. Armazenar em potes escuros para evitar a oxidação. Pode ser consumida na forma de petiscos\snacks, farinha e fazendo parte de preparações (bolos, biscoitos, sorvetes).

Fonte: Eu atleta.

0 comentários:

Postar um comentário