Google Analytics Alternative

CAUTELA COM O USO DE BCAAs.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
Suplementação com BCAAs podem acarretar riscos cardiovasculares (Foto: iStock Photo)Suplementação com BCAAs pode acarretar riscos cardiovasculares (Foto: iStock Photo)
Os BCAAs, (aminoácidos de cadeia ramificada) que incluem a leucina, valina e isoleucina, são um subgrupo de aminoácidos derivados da dieta e são essenciais para o crescimento normal e funções celulares. Durante o exercício físico, as principais fontes de energia do organismo são as reservas de glicogênio muscular. Na falta do mesmo, outras fontes são utilizadas. 

Neste contexto, os BCAAs podem ajudar a diminuir a destruição de proteínas intracelulares para uso em energia, poupando as mesmas para uso na reconstituição celular após o exercício intenso. Em alguns casos, há defesa de que a suplementação com esses compostos seria benéfica após o treino e auxiliaria a hipertrofia muscular.

No entanto estudos recentes demonstram uma associação entre as concentrações de BCAAs no organismo e o desenvolvimento de obesidade, resistência a insulina, diabetes e principalmente doenças cardiovasculares. 

Essa semana, um trabalho publicado na revista Cell Metabolism identificou o mecanismo pelo qual o aumento dos níveis de BCAAs no organismo está associado ao risco aumentado de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Em modelo animal, os pesquisadores verificaram que o acúmulo crônico de BCAAs no organismo suprime o metabolismo da glicose, o que pode ocasionar uma injúria isquêmica cardíaca. Assim, o risco de complicações cardiovasculares ficaria aumentado.

Existem genes que podem influenciar na metabolização dos BCAAs, fazendo com que algumas pessoas naturalmente acumulem mais estas moléculas no organismo
Lia Kubekla Back

Existem hoje identificados muitos genes relacionados ao risco cardíaco. Os indivíduos que apresentam essas variações devem ter um cuidado preventivo maior do que a população em geral. Além disso também existem genes que podem influenciar na metabolização dos BCAAs, fazendo com que algumas pessoas naturalmente acumulem mais essas moléculas no organismo. Aqui, vale ressaltar o cuidado com as suplementações, principalmente para o grupo de pessoas com alto risco genético.

Além dos BCAAs, outros suplementos muito utilizados no esporte também podem aumentar esse risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, entre eles a cafeína. Por esse motivo é fundamental sempre o atleta ter um acompanhamento com profissionais especializados na área, para potencializar o preparo físico sem aumentar os riscos para saúde.

Referências: 
. Li, T. et al., Defective Branched-Chain Amino Acid Catabolism Disrupts Glucose Metabolism and Sensitizes the Heart to Ischemia-Reperfusion Injury. Cell Metabolism. Volume 25, Issue 2, p374–385, 7 February 2017.
. Ruiz-Canela, M. et al., Plasma Branched-Chain Amino Acids and Incident Cardiovascular Disease in the PREDIMED Trial. Clinical Chemistry, 64:2, 2016.

Fonte: Eu Atleta.

0 comentários:

Postar um comentário