Google Analytics Alternative

RENDA-SE À LINHAÇA.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Ajuda na perda de peso, controla o colesterol e até previne câncer. Basta uma pequena quantidade todos os dias!

Recentemente famosa em diversos países, a linhaça é bastante usada com o objetivo de emagrecer. Porém, conquista novos adeptos a cada dia pelos outros tantos benefícios que traz à saúde: oferece nutrientes essenciais, previne doenças cardiovasculares, tumores e prisão de ventre. Um dos principais alvos de pesquisas científicas atualmente, essas sementinhas, marrons ou douradas, são bastante versáteis: é bem fácil incluí-las na alimentação.

Sem Medo da Balança
Já pensou se existisse um alimento que, quando ingerido, mesmo em pequenas quantidades, fosse ocupando o espaço do estômago e permanecesse ali por um bom tempo dando sensação de saciedade ? Pois é isso mesmo o que a linhaça faz. Graças à presença de fibras solúveis, o alimento faz com que a fome demore a voltar. “Isso porque as fibras absorvem água e formam um gel que retarda o esvaziamento do estômago. Dessa forma, reduzem o apetite e controlam a compulsão alimentar”, explica a nutricionista Lilian Speziali.

Cheque a lista!
Se você ainda não se convenceu de incluir a linhaça no cardápio diário, confira os outros benefícios que essas poderosas sementes podem proporcionar!
 
- Previne câncer: “A presença de lignanas protege contra a formação de alguns tipos de tumores dependentes do hormônio estrógeno, e pode reduzir o processo de metástase”, diz a nutricionista. A lignana é uma substância com função semelhante à do estrógeno.
 
- Alivia sintomas da menopausa: Mais uma vez, a lignana entra em ação. Reduz os resultados da queda na produção de hormônios nas mulheres depois de uma certa idade, como as ondas de calor.
 
- Ativa a memória: O ômega 3 está presente nas membranas dos neurônios e é importante para a sua renovação.

Na prática...
Bastam 2 colheres (sopa) diariamente para obter todos os benefícios. É possível encontrar, no mercado, farinhas prontas. Apesar da praticidade, a quantidade de nutrientes é bem menor, já que, em contato com o ar, se perdem com o tempo. Prefira triturar as sementes no liquidificador somente quando for consumi-las. A linhaça pode ser acrescentada a sopas, iogurtes, sucos naturais, salada de frutas, molhos para saladas e até em massas. "Em qualquer receita de bolos, pães e panquecas, pode-se substituir 2 colheres (sopa) de trigo pela mesma quantidade de farinha de linhaça ou sementes”, indica Lilian.
 
Desde que esteja incluída em uma dieta saudável, a linhaça promove a redução do “efeito sanfona” (perda e ganho de peso intercalados), como sugerem pesquisas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais um ponto positivo!
“O funcionamento do intestino também é beneficiado com o consumo regular de sementes de linhaça. Seu alto teor de fibras insolúveis diminui a constipação, pois aumenta o bolo fecal e melhora os movimentos intestinais”, afirma a nutricionista. Com a digestão em dia, mais vantagens são acrescentadas à luta contra a balança, já que a prisão de ventre causa barriga inchada. O problema ainda pode provocar doenças graves, como câncer de cólon, pois as toxinas ficam retidas no intestino; além dos incômodos rotineiros, como mau humor e pele oleosa. Aumentar a ingestão de fibras é o primeiro passo para combater o intestino preso. Elas são as responsáveis por dar volume e maciez ao bolo fecal, porém necessitam de água para agir. Portanto, junto com o aumento no consumo das fibras, beba pelo menos 1,5 litros de água diariamente.
 
Caminho Limpo
O mesmo gel que mata a fome age no intestino, recolhendo parte das gorduras e dos açúcares ingeridos na alimentação. Dessa forma, controlam as taxas de colesterol e glicemia, fator importante para manter as artérias limpas para o sangue fluir sem obstáculos. Afinal, o excesso de colesterol vai se acumulando, formando placas de gorduras que podem entupir as artérias e provocar infarto ou AVC (acidente vascular cerebral)> “A linhaça é rica em ômega 3, uma gordura insaturada que reduz o colesterol total e o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). Além disso, é responsável por reduzir a pressão arterial”, explica Lilian. Com os níveis ideais, o coração fica protegido.
 
É só escolher!
Existem duas variedades de linhaça: a marrom e a dourada. A diferença na quantidade de nutrientes é muito pequena, portanto, qualquer uma delas só traz vantagens à saúde. A linhaça dourada tem casca mais macia e sabor suave em relação à marrom.

RECEITAS PODEROSAS
Combater Prisão de Ventre
Ingredientes:
Mamão papaia sem casca e sem sementes            ½

Abacaxi sem casca                                                1 fatia pequena

Água mineral ou filtrada                                       1 copo (200ml)

Linhaça                                                               1 colher (sopa)

Preparo:
No liquidificador, bata bem todos os ingredientes.
Tome uma vez por dia.

Reduzir Colesterol
Ingredientes:
Maçã com casca picada                                        1

Suco puro de laranja                                            2 laranjas

Linhaça                                                               1 colher (sopa)

Água                                                                    1 copo (200ml)
 
Preparo:
Bata tudo no liquidificador e beba sem adoçar, uma vez por dia.

Fonte: O Poder dos Grãos e Cereais – Editora Astral.

0 comentários:

Postar um comentário