Google Analytics Alternative

GORDURAS SAUDÁVEIS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO CORAÇÃO.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
RESULTADOS DE UM ESTUDO DE 40 ANOS SOBRE A RELAÇÃO DA DIETA E DO FUMO DEMONSTRARAM O AUMENTO DA TAXA DE MORTALIDADE POR DOENÇA CORONARIANA.

Estudo conduzido em sete países europeus aponta que uma das principais causas de mortalidade por doença do coração pode ser a ingestão de gordura saturada e o fumo

Durante 40 anos foram estudadas as principais causas da mortalidade por doença coronariana, sendo que sete países fizeram parte deste estudo: Holanda, Finlândia, Itália, Grécia, Iugoslávia, Japão e Estados Unidos. Foram investigados mais de 12.000 homens e os fatores de risco em cada um destes países para verificar a real causa das mortes em conseqüência de doenças coronarianas.

Nos sete países, o estudo demonstrou que os não fumantes, que usam álcool moderadamente, praticam exercícios regularmente e se alimentam de uma dieta pobre em gordura saturada podem melhorar a saúde do coração.

O estudo concluiu que o fumo e a ingestão de gordura saturada são provavelmente a principal causa do aparecimento das doenças coronarianas. A amostra da Finlândia, apontou que diminuições de 5% no consumo de gordura saturada e de 16% no número de fumantes de idade média tinham relação direta com a redução de 55% nas taxas mortalidade em conseqüência destas doenças.

A pesquisa deixou claro que não é a quantidade de gordura ingerida que é o problema, mas sim o tipo de gordura. Isto confirma que uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos e alimentos ricos em gorduras poliinsaturadas pode contribuir na melhoria da saúde do coração. Outra grande descoberta é que a dieta rica em alimentos com baixos níveis de gordura saturada sozinha não é o suficiente para reduzir o risco de doenças do coração.

Os resultados detalhados destes 40 anos de estudos estão no Livro “Prevetion of CHD: Lifestyle and Risk Factors in Seven Countries Study” do Prof. Daan Krombout (Holanda), Prof. Alessandro Menott (Itália) e Prof. Henry Blackburn (Estados Unidos) lançado em maio, no Simpósio Científico da Holanda, organizado pelo National Institute of Public Health and Environment.
 
Fonte: Nutricao Clínica, Gorduras Saturadas e Polinsaturadas - Onde reside a diferença na prevenção da aterosclerose ? Acesso em 29/01/2014.

0 comentários:

Postar um comentário