Google Analytics Alternative

GORDURAS DO BEM!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Duas unidades diárias de oleaginosas já podem prevenir tumores e proteger o coração!
 
Nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, fazem muito sucesso como petiscos e complementos de diversos pratos. Porém, o que nem todos sabem é que todos esses alimentos são frutas oleaginosas, ou seja, sementes ou frutos comestíveis repletos de gorduras boas. Incluir duas unidades desses alimentos no cardápio do dia a dia pode trazer muitos benefícios ao organismo sem aumentar o peso corporal. Além disso, as opções para combinar são bastante variadas, proporcionando diversidade de sabores e propriedades.

“Gorduras do Bem”?
Apesar de serem bastante calóricas, as oleaginosas concentram as chamadas gorduras boas (mono e poliinsaturadas) capazes de atuar na redução do colesterol ruim (LDL) do sangue já que ajudam a manter os níveis de colesterol bom (HDL), responsável por transportar e eliminar a gordura que fica acumulada nas paredes das artérias. Assim, esses famosos petiscos podem reduzir as possibilidades de desenvolver doenças cardiovasculares, protegendo o coração.

Dá-lhe Benefícios!
Ação antioxidante: essa é uma das grandes vantagens de consumir oleaginosas. Certos nutrientes presentes nesses alimentos são capazes de combater os prejuízos causados pelos radicais livres, substâncias que, em excesso no organismo, podem levar a problemas como doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e câncer. “Apesar de ainda precisarmos e mais estudos, há também a possibilidade de que as oleaginosas possam proteger contra alguns tipos de câncer, como os de cólon e próstata, por conta de sua grande capacidade antioxidante”, destaca a nutricionista Bárbara Sanches. A grande quantidade de proteínas vegetais também valoriza as oleaginosas, uma vez que esses nutrientes são importantes componentes estruturais do organismo.

Afrodisíacos?
Sim, as oleaginosas podem auxiliar nas funções sexuais. Essa capacidade é proporcionada pela ação do mineral zinco, que participa da produção de testosterona e esperma, agindo contra problemas de libido e infertilidade. Outros nutrientes encontrados nas oleaginosas favorecem a vasodilatação por estimularem a produção de óxido nítrico, melhorando a ereção. Sendo assim, vale a cultura popular que sugere um jantar romântico com petiscos como amendoim, castanhas e nozes, acompanhados de um bom vinho !

As mais Famosas:

Castanha do Pará
É muito rica em ômega 3, gordura benéfica que, se consumida corretamente, é capaz de prevenir diabetes, colesterol elevado, problemas intestinais, Mal de Alzheimer. “Ela também é riquíssima em selênio, mineral importante na função da tireóide e um antioxidante poderoso”, ressalta a nutricionista Fernanda Granja. O consumo dessa oleaginosa não deve ultrapassar de 2 a 3 unidades diárias.

Nozes
A vitamina E é um dos seus maiores destaques, garantindo forte ação contra os radicais livres, causadores do estresse oxidativo. Também concentram bastante potássio, que ajuda a combater a pressão arterial, e vitaminas do complexo B, que garantem energia celular ao organismo.

Avelãs e Amêndoas
Além da vitamina E, possuem cálcio, magnésio e arginina. O cálcio desses alimentos é muito bem absorvido pelo organismo, tornando-os eficientes na prevenção da osteoporose. “O magnésio participa de inúmeros processos em nosso organismo, como a adequada entrada de cálcio nos ossos, a contração muscular e a regulação da pressão arterial. A arginina atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração”, explica Fernanda.

Alerta da Nutricionista!
“As oleaginosas são potencialmente alergênicas para algumas pessoas, podendo causar sintomas respiratórios, como asma, bronquite, sinusite, problemas de pele, entre outros. Portanto, embora a utilização desses alimentos seja extremamente benéfica, principalmente na prevenção de doenças crônicas, é indispensável procurar um especialista para avaliar se esses alimentos devem ou não ser indicados e com qual freqüência. A quantidade ideal também pode ser alterada dependendo de cada caso”. Bárbara Sanches, nutricionista.

Pão de Nozes e Castanhas
Ingredientes:
Fermento biológico fresco                                     15g
Sal                                                              1 colher (café)
Açúcar mascavo                                          ½ xícara (chá)
Manteiga                                                    ½ xícara (chá)
Leite                                                           ½ xícara (chá)
Ovo                                                            1
Canela em pó                                              1 colher (chá)
Farinha de trigo                                          2 xícaras (chá)
Açúcar de confeiteiro                                  1 xícara (chá)
Rum                                                           2 colheres (sopa)
Nozes e castanha do Pará picadas               2 xícaras (chá)

Preparo:
Em uma tigela, coloque o fermento biológico, o sal, o açúcar mascavo e misture bem.
Acrescente a manteiga, o leite, o ovo, a canela em pó e a farinha, aos poucos, misturando até formar uma massa homogênea.
Coloque a massa em uma forma para pão, cubra com um pano e deixe crescer por 20 minutos.
Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar.
Retire do forno, desenforme e cubra com o açúcar de confeiteiro misturado com o rum.
Polvilhe com as nozes e as castanhas picadas e sirva.

Fonte: O Poder dos Grãos e Cereais – Editora Astral.

0 comentários:

Postar um comentário