Google Analytics Alternative

AVEIA.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

PELOS PODERES DA AVEIA... o coração tem a força! O cereal reduz o colesterol, controla a glicemia e é riquíssimo em nutrientes essenciais.

No iogurte, salada de frutas, mingau, biscoitos... Seja doce ou salgado, a aveia combina com diversos pratos e é um dos cereais mais poderosos quando o assunto é saúde. “O cereal é constituído de vitaminas e minerais como ferro, cálcio e substâncias antioxidantes, podendo ser benéfica em tratamentos de anemia, falta de energia celular e osteoporose”, enumera a nutricionista Fernanda Granja. Por conter magnésio, ajuda o cálcio ingerido a se fixar nos ossos. O alimento ainda é rico em vitaminas do complexo B, que colaboram com as funções do sistema nervoso e possui boa quantidade de potássio, mineral que equilibra os batimentos cardíacos e a pressão arterial. A aveia se destaca ainda mais por possuir um tipo de fibra solúvel chamado de betaglucana, responsável por seu principal efeito benéfico: proteger o coração. “A beraglucana absorve água no intestino e forma uma pasta viscosa que retém o excesso de colesterol e açúcares dos restos alimentares, durante a digestão”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Porém, o beneficio só é obtido com o consumo regular do cereal. Assim, as artérias ficam protegidas, diminuindo o risco de infartos e a glicemia também pode ser controlada.

Comprovado e Aprovado!

- Desde 1997, a FDA (Food and Drug Administration), agência dos Estados Unidos que fiscaliza alimentos e medicamentos, reconhece que o consume regular de aveia é capaz de baixar significativamente as taxas de colesterol no sangue. A FDA concluiu que as substâncias responsáveis por esse beneficio são as betaglucana.
 
- A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) considera a aveia um alimento funcional, ou seja, que melhora a saúde e é capaz de prevenir doenças.
 
- Pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) verificou redução do colesterol em todos os participantes do estudo. Mais de 120 pessoas ingeriram aveia durante 30 dias e diminuíram entre 5 1 15% os níveis de colesterol.

Ainda tem mais!
A aveia possui tanto fibras solúveis quanto insolúveis. As solúveis fortalecem a saúde do coração, como já foi visto. Já as insolúveis agem contra a prisão de ventre, pois dão volume e maciez ao bolo fecal e melhoram os movimentos intestinais. “Com a melhora do trânsito intestinal, pode-se destacar a melhora da pela, do humor, o auxílio na perda de peso e na eliminação de toxinas no organismo”, acrescenta Fernanda.

Pura Praticidade
No mercado, é possível encontrar a aveia em flocos, farelo ou farinha. Todas as formas são nutritivas e podem ser acrescentadas a diferentes receitas e pratos prontos. Porém, o farelo é o mais indicado pelos nutricionistas, pois é composto apenas da parte externa do grão, justamente a mais rica em fibras. “O farelo apresenta maiores concentrações de betaglucanas, seguido dos diferentes tipos de aveia em flocos”, diz a nutricionista Márcia Dal Médico, de 2 a 4 colheres (sopa) diariamente é o suficiente para proteger o coração, melhorar a digestão e ganhar muitos nutrientes. Porém, é preciso disciplina: o alimento deve estar presente no cardápio regularmente. É só usar a criatividade: o farelo pode ser usado para engrossar molhos, substituir uma pequena parte da farinha de trigo em receitas de bolos e tortas ou simplesmente ser acrescentado a pratos prontos, como sopas e vitaminas.
 
O consumo de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia diariamente equilibra as funções do organismo e fortalece o sistema cardiovascular.

Coração batendo forte
O colesterol é uma substância necessária ao organismo, pois faz parte da composição das células nervosas e participa da produção de hormônios. Porém, em excesso, pode causar grandes estragos. Vai se acumulando nas artérias e, com o tempo, forma placas de gordura que impedem a livre circulação do sangue e podem causar infartos. O controle das taxas depende de hábitos de vida saudáveis. Prática de exercícios e alimentação equilibrada são a base da prevenção e do tratamento. Após os 20 anos, é preciso verificar constantemente as taxas por meio de consultas com o médico e de um exame de sangue simples. Alguns alimentos são capazes de regular o colesterol, como é o caso da aveia. Aposte em alimentos ricos em fibras e priorize gorduras benéficas (presentes no azeite, abacate, peixes e castanhas) em vez de gorduras saturadas e trans, encontradas em alimentos de origem animal e produtos industrializados.

Panqueca de Aveia com Ricota
Ingredientes:
Massa:
Leite desnatado                                          ½ xícara (chá)

Claras                                                                 2

Aveia em flocos                                           ½ xícara (chá)

Farelo de aveia                                           1 colher (sopa)

Farinha de trigo                                          2 colheres (sopa)

Sal                                                             a gosto

Óleo                                                           1 colher (chá)

 
Recheio:

Ricota                                                          200g

Peito de peru picado                                    200g

Orégano e salsa picada                               a gosto

 
Molho:

Cebola picada                                             1

Manteiga                                                    1 colher (sopa)

Farinha de aveia                                         1 colher (sopa)

Farinha de trigo                                          1 colher (sopa)

Leite desnatado                                          2 xícaras (chá)

Sal e noz moscada                                      a  gosto

 
Preparo:
Bata no liquidificador, o leite, as claras, a aveia, o farelo, a farinha, o sal e ½ colher (chá) de óleo e reserve.
Aqueça o óleo restante em uma frigideira e coloque 1 concha pequena de massa.
Doure dos dois lados.
Retire da frigideira e repita até terminar toda a massa.
Para o recheio, misture todos os ingredientes, amassando bem a ricota e reserve.
Para o molho, frite a cebola em uma panela com a manteiga.
Adicione as farinhas dissolvidas no leite e leve ao fogo médio por 5 minutos ou até engrossar.
Tempere com sal, noz moscada e retire do fogo.
Coloque uma porção do recheio em cada disco de massa, enrole e coloque em um refratário.
Cubra com o molho e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos.
Sirva em seguida.

Fonte: O Poder dos Grãos e Cereais – Editora Astral.

0 comentários:

Postar um comentário