Google Analytics Alternative

CAFÉ, AMARANTO E CÁRTAMO.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014
Esses alimentos ajudam a emagrecer, reduzem o colesterol e fazem o intestino funcionar!

Café
Melhora a memória e diminui a gordura corporal

Há quem fique com dores de cabeça, sono e dificuldade de concentração o dia todo caso seja privado de uma xícara de café logo pela manhã. A explicação para isso está no fato de que o grão é fonte de cafeína, um potente estimulante do sistema nervoso central, além de conter boas doses de antioxidantes (polifenóis e flavonóides), sais minerais (magnésio, cromo, manganês) e vitamina B3 (niacina). “Em doses moderadas (até 3 xícaras de café por dia), a bebida proporciona o aumento de energia e disposição, melhora a capacidade de trabalho físico e mental, o estado de alerta, ajuda na concentração e também minimiza os efeitos do mal de Alzheimer e de Parkinson. Possui efeito termogênico (acelera o metabolismo) e ajuda na redução da gordura corporal, sendo inclusive utilizado por pessoas que querem emagrecer”, afirma a nutricionista Liliam Speziali.

Restrições e Cuidados: O café é contraindicado para pessoas que sofrem de gastrite, pelo fato de ser uma bebida ácida. Quem tem o hábito de tomar de 4 xícaras de café por dia deve ficar alerto, pois o consumo excessivo pode levar à redução da densidade óssea e diminuição na absorção de ferro (mineral essencial na prevenção de anemia). A ingestão de uma grande quantidade de uma só vez pode causar agitação, nervosismo, dores de cabeça, insônia, além de aumentar a frequência cardíaca e pressão arterial.

Amaranto
Reduz o colesterol ruim e regula os índices glicêmicos

Muitas pessoas não conhecem, outras descobriram há pouco tempo, mas o amaranto, também conhecido como “feijão dos Andes”, já era (em 1979) qualificado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos como “o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano”. Mas, o que existe de tão poderoso em um pseudocereal do tamanho da cabeça de um alfinete ? “Além de muitas proteínas, o amaranto ainda contém nutrientes como cálcio, ferro, zinco, fósforo, magnésio e fibras. Os principais benefícios proporcionados pelo consumo regular de amaranto são a redução do colesterol ruim (LDL) e o combate aos radicais livres (que danificam as células e causam o envelhecimento precoce), explica a nutricionista Alessandra Coelho.

Informações e Curiosidades:
- 15% do amaranto são proteínas, o dobro do que contém o trigo e o milho.
- Rico em fibras solúveis (4,2g em 100g do alimento), o amaranto aumenta a sensação de saciedade (fazendo com que você coma menos), baixa o colesterol ruim e regula os índices glicêmicos (sendo recomendada para diabéticos).
- Quem tem doença celíaca pode consumir o pseudocereal, já que ele não tem glúten.
- Aquecido, o amaranto estoura como o milho, formando pequenas pipocas.
- O amaranto pode ser utilizado no preapro de saladas, pães, bolos, cereais matinais, bolachas e barrinhas de cereais.
- Arbusto que pode alcançar até 2 metros de altura, o amaranto possui folhas largas, que também podem ser consumidas (cozidas como a couve).
 
Cártamo
Ajuda a queimar gorduras e concentra poder antioxidante
Os benefícios dessa planta advém de suas sementes, muito ricas em ácido linoléico, capaz de inibir o acúmulo de gordura no organismo. Com isso, as reservas de gorduras do corpo são utilizadas como fonte de combustível para a realização das atividades do dia a dia, aumentando o gasto de calorias. O ácido também possui a capacidade de agir em uma enzima que estimula a conversão de gordura em energia, melhorando o desempenho da atividade muscular. Mais do que isso, o ácido linoléico ainda concentra ação antioxidante, que protege o organismo contra os danos dos radicais livres. Por conta dessas ações que favorecem a queima de gorduras, aliadas á sensação de saciedade que proporciona, o óleo de cártamo tem sido divulgado no mercado como produto emagrecedor. Porém, vale lembrar que nenhum produto sozinho tem efeito positivo no emagrecimento se não for aliado a uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos. Além disso, o óleo de cártamo é contraindicado para gestantes, crianças, mulheres amamentando, hipertensos e diabéticos.

Fonte: O Poder dos Grãos e Cereais – Editora Astral.

0 comentários:

Postar um comentário