Google Analytics Alternative

ALIADA CONTRA OS SINTOMAS DA MENOPAUSA.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
A soja pode inibir o crescimento de tumores, ajuda na reposição hormonal, e muito mais!

Se a boa fama da soja no ocidente é um tanto quanto recente, o alimento é uma das bases da alimentação dos povos orientais, que há tempos já haviam descoberto seus benefícios para a saúde. “Vários estudos têm demonstrado que o consumo de produtos derivados da soja está frequentemente associado com a redução do risco de inúmeras doenças, tais como câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, Mal de Alzheimer e sintomas da menopausa”, destaca a nutricionista Márcia Dal Médico.

Salada de Soja
Ingredientes:
Grão de soja                                          1 xícara (chá)

Manteiga                                                 1 colher (sopa)

Cebola picada                                          1

Peito de peru em cubos                            ½ xícara (chá)

Milho escorrido                                         1 lata

Tofu                                                         ½ xícara (chá)

Azeite extra virgem                                   4 colheres (sopa)

Salsa picada e sal                                      a gosto

Preparo:
Em uma tigela, coloque a soja, cubra com água e deixe de molho por 12 horas.
Escorra, coloque em uma panela de pressão, cubra com água (5cm acima dos grãos), tampe e leve ao fogo baixo, deixando por 20 minutos após iniciada a pressão.
Espere sair toda a pressão, escorra e reserve.
Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola, o peito de peru e o milho por 5 minutos.
Misture à soja cozida, adicione o tofu, o azeite, a salsa e o sal.
Leve à geladeira por 2 horas.
Retire e sirva acompanhada de salada verde.

Derivados do Grão
Não só no formato de grãos é possível desfrutar das vantagens oferecidas pela soja. Hoje em dia, no mercado alimentício, existe uma infinidade de produtos à base do alimento: óleos, margarinas, sucos, farinhas, iogurtes, pães, etc. O leite de soja e o queijo feito do grão, conhecido como tofu, são boas opções para aqueles que têm algum tipo de intolerância à lactose e, portanto, não podem consumir produtos feitos a partir do leite de vaca. A proteína texturizada de soja, conhecida também como carne de soja, é bastante utilizada na culinária de pessoas vegetarianas, substituindo a carne animal no preparo dos pratos.

Mérito das Isoflavonas!
Um dos grandes destaques da soja são as isoflavonas, compostos fenólicos com ação eficiente para diversas funções do organismo. “A genisteína é uma das duas mais importantes isoflavonas da soja e a única que possui efeito na inibição do crescimento de células cancerígenas”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Além disso, esses compostos ajudam a diminuir a absorção de glicose e até mesmo os níveis de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea. Mas, o mais famoso beneficio das isoflavonas presentes na soja é para as mulheres. Pesquisas demonstraram que essas substâncias são capazes de aliviar sintomas da menopausa (período caracterizado por sensações como ondas de calor, nervosismo, insônia, dores de cabeça, entre outros), melhorando a qualidade de vida de muitas mulheres. Como as isoflavonas possuem estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), funcionam no tratamento da menopausa de modo semelhante á reposição com hormônios sintéticos, necessária para regular as funções do organismo feminino. Na menopausa também é comum que as mulheres sofram com a perda de massa óssea ocasionada pela disfunção hormonal, favorecendo o desenvolvimento de osteoporose. Os fitoestrógenos presentes na soja são capazes de amenizar também esses sintomas, protegendo os ossos contra fraturas.

Muito mais para oferecer
A soja é um alimento rico em aminoácidos, constituindo uma proteína de alta qualidade. “No coração, a ingestão de proteína de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL), já que as gorduras predominantes no grão são as poliinsaturadas e as monoinsaturadas, que não provocam obstrução de artérias”, explica Márcia. O alimento também possui substâncias antioxidantes capazes de agir contar os efeitos dos radicais livres que causam o envelhecimento das células, podendo levar ao câncer e a outras doenças. As fibras que estão em boa quantidade na soja, ajudam a regular o intestino daqueles que incorporam o alimento na alimentação do dia a dia, promovendo benefícios à digestão. Mais do que todas essas vantagens, os pequenos grãos oferecem quantidades significativas de outros nutrientes como ferro, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.

Fonte: O Poder dos Grãos e Cereais – Editora Astral.

0 comentários:

Postar um comentário