Ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Parque do Carmo, zona leste de São Paulo, tira dúvidas da população sobre psoríase. |
Pacientes com psoríase podem estar em maior risco de insuficiência cardíaca e devem passar por exames permanentes para doenças do coração.
A afirmação é de estudo apresentado durante reunião da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizada em Amsterdam, na Holanda.
O levantamento, que analisou informações sobre a população adulta na Dinamarca, mostrou que pessoas com psoríase são mais propensas a desenvolver insuficiência cardíaca e que o risco de insuficiência cardíaca aumenta à medida que a psoríase se torna mais grave.
"Nossos resultados sublinham a importância de uma avaliação regular e tratamento de fatores de risco cardiovascular em pacientes com psoríase", disse o autor do estudo Usman Khalid. "A inflamação crônica (uma condição comum à insuficiência cardíaca e à psoríase) pode ser o elo entre as duas doenças."
A psoríase afeta 125 milhões de pessoas em todo o mundo. É um distúrbio que faz com que, ao longo da vida, manchas vermelhas escamosas se espalhem sobre a a pele.
"A psoríase deve ser considerada uma doença inflamatória sistêmica que afeta todo o corpo, ao invés de uma lesão de pele isolada", explicou Khalid. "Os médicos devem considerar rastreio precoce e tratamento dos fatores de risco cardiovascular em pacientes com psoríase ( assim com o já o fazem com a obesidade, tabagismo e sedentarismo) a fim de reduzir o risco a longo prazo de doença cardiovascular e morte."
Educar pacientes com psoríase sobre a associação entre a sua condição de pele e doenças cardíacas é fundamental para incentivá-los a adotar comportamentos saudáveis para o coração, Khalid acrescentou.
O pesquisador alerta que "embora a pesquisa tenham encontrado uma associação entre psoríase e aumento do risco de insuficiência cardíaca, ainda não prova necessariamente uma relação de causa-e-efeito.
Fonte: I Saúde, Pesquisa liga psoríase à risco aumentado de doenças cardíacas. "Os resultados reforçam a importância de uma avaliação regular de fatores de risco cardiovascular em pacientes com psoríase". Acesso em 05/11/2013.
0 comentários:
Postar um comentário