Google Analytics Alternative

APRENDA A FAZER HOMUS.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Inclua o grão-de-bico em sua alimentação e seja mais feliz (literalmente).
 
O Homus é um alimento feito a partir de grão-de-bico e tahine. Tahine é uma pasta de sementes de gergelim muito usada na culinária árabe e pode ser facilmente encontrada em supermercados brasileiros em uma latinha amarela (veja aqui).
O grão-de-bico, que também é facilmente encontrado no Brasil junto com feijão e outras leguminosas, é rico em proteínas, ferro e outros nutrientes importantes. Cada 100g de grão-de-bico tem 21,2g de proteína, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).
 
Esta leguminosa também é conhecida por auxiliar no controle do humor e na sensação de bem-estar, uma vez que é rica em triptofano, um aminoácido que auxilia o organismo a produzir a serotonina, neurotransmissor responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de alegria e confiança.
Ingredientes:
2 xícaras de grão-de-bico cozido
2 colheres de tahine
½ cebola
1 dente de alho
3 colheres de azeite
Suco de ½ limão
Sal a gosto
Modo de preparo:
Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro e cozinhe em panela de pressão normalmente até ficar bem macio. Algumas pessoas preferem tirar as cascas uma a uma depois do cozimento, mas não é obrigatório para a receita. Junte todos os ingredientes em um liquidificador e bata até obter uma pasta firme e cremosa.
Decore com cebolinha ou salsinha fresca. Sirva preferencialmente com pão sírio.

Fonte: Vista-se, acesso em 11/11/2013.

0 comentários:

Postar um comentário