Google Analytics Alternative

13 ALIMENTOS PARA MANTER O CORAÇÃO SAUDÁVEL.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Uma alimentação rica em fibras e composta por boas gorduras é essencial à saúde do coração. O principal alimento nesse caso deve ser o peixe e suas preparações saudáveis, longe de frituras. Pessoas que apresentam problemas com colesterol elevado, bem como sua fração LDL, devem ficar atentas ao consumo de ômega 3, devido às suas propriedades muito bem expostas de ser um nutriente cardioprotetor: diminui o excesso de fibrinogênio, normalizando o fluido do sangue e prevenindo os coágulos. Quais são os alimentos saudáveis ao coração?

Frutas, verduras e legumes também devem ser consumidos em quantidades apreciáveis. Quanto é saudável? Modere nas frutas (no mínimo 3 porção ao dia) e otimize  o consumo de verduras e legumes.

1. Abacate: Fonte de gordura monoinsaturada, pode ajudar diminuir os níveis do mau colesterol (LDL), aumentando a quantidade do bom colesterol (HDL).

2. Abóbora: Rica em betacaroteno e globulina, é diurética e ajuda no controle da pressão arterial.

3. Azeite de oliva: Composto por gorduras monoinsaturadas, reduz o mau colesterol (LDL) e o risco de desenvolver doenças cardíacas.

4. Couve: Seja ela o tipo que for, a couve é rica em clorofila e carotenóides, auxilia na prevenção de doenças cardíacas, principalmente a arteriosclerose.

5. Espinafre: Consuma cozido, de 2 a 3 xícaras nas principais refeições! O espinafre é amigo do coração, é rico em antioxidantes, entre eles os carotenoides, como a luteína, folato, potássio e fibras.

6. Alho: O alho deve ser consumido diariamente, esmagado para liberar a alicina, seu principal composto ativo. Possui atividade anticoagulante, diminui as gorduras circulantes no organismo, aumentando o HDL.

7. Cebola roxa: Previne o infarto do miocárdio, diminui os coágulos sanguíneos e previne a trombose.

8. Gengibre: Seu principal agente é o gingerol, poderoso anticoagulante.

9. Tomate: Seu melhor consumo é por meio de preparações com o molho do tomate. Rico em antioxidantes, entre eles o licopeno e minerais como o potássio, atua na redução do colesterol e da pressão arterial o que contribui à saúde do coração.

10. Castanha-do-pará: As gorduras insaturadas das castanhas auxiliam na redução do colesterol LDL e aumento do HDL. Os tipos de gorduras consumidas são componentes fundamentais para nossa dieta. Castanhas são ricas em selênio, sendo que uma castanha por dia fornece a quantidade recomendada, é um mineral antioxidante, protegendo o organismo contra os radicais livres.

11. Uva roxa: As cascas estão repletas de resveratrol, ingrediente funcional que tem sido alvo de dezenas de estudos sobre inúmeros benefícios à saúde, desde a prevenção de doenças cardíacas até contra o câncer.

12. Melão: O melão é composto por mais de 80% de água e por uma quantidade moderada de açúcares. Contém sódio, potássio, magnésio, com propriedades diuréticas, é um excelente alimento para consumir in natura ou no preparo de sucos.

 
13. Óleo de linhaça: Óleo de linhaça pode reduzir a pressão arterial em homens com colesterol alto. Em um estudo de três meses com 59 homens de meia-idade, aqueles que tomaram suplementos de óleo de linhaça por dia (com oito gramas de gorduras ômega 3, ácido alfa-linoleico) apresentaram pressão arterial significativamente mais baixa, tanto sistólica como diastólica. Extraídos da semente de linhaça prensado a frio, além de ômega 3 e 6, é fonte de vitamina E, vitamina antioxidante,

Por Greice Caroline Baggio.
Livro consultado Manual de fisiopatologia e nutrição. ERONITA DE AQUINO COSTA. Ed. Vozes.

0 comentários:

Postar um comentário