Google Analytics Alternative

CONSTRUA O SEU FUTURO.

terça-feira, 5 de novembro de 2013
Não há dúvida de que cada um de nós é um produto do nosso passado. As nossas histórias de vida, sucessos, insucessos, erros, conquistas, escolhas,  moldam o nosso comportamento atual. Os eventos e experiências da nossa vida influenciam profundamente quem somos e como vemos o mundo. No entanto, aquilo que somos no presente sofre ainda influências da forma como perspetivamos o futuro. Conjuntamente com o nosso condicionamento do passado, a nossa atitude e a forma como estruturamos o pensamento com base nas expetativas que temos do futuro, moldam igualmente o nosso comportamento atual.
 
Qualquer que seja a sua experiência de vida, você também tem a capacidade de ser o autor do seu futuro. Uma vez que você esteja ciente das histórias da sua vida e atitudes positivas e negativas que tem vindo a ter, como  é que pode escrever o roteiro para o seu futuro? Como é que você pensa acerca daquilo que quer alcançar, e que influência quer ter nisso? Que tipo de pessoa você quer ser?
NOTA: Este artigo pretende funcionar como um Guia de Passos e Estratégias para construção do futuro que deseja. Não lhe irei dizer o que fazer, no entanto apresento-lhe uma sucessão de passos simples, enriquecidos por artigos já escritos e publicados na Escola Psicologia que têm por objetivo explicar aprofundadamente os pontos apresentados

futuro

POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR O SEU FUTURO
Nos artigos complementares, tenho passado a mensagem que todos nós temos a possibilidade de construirmos o nosso futuro à imagem daquilo que queremos, e que isso sofre uma dupla influência. Esta dupla influência emerge por um lado dos acontecimentos do passado e suas consequências (positivas e negativas), e por outro, da visão que temos do futuro. É no entanto, na visão que temos do futuro que iremos expressar o grau de influência (positiva ou negativa) que a nossa história vincou em nós. Caso vislumbre que a sua história de vida não abona a seu favor até ao momento atual, e que os eventos passados estão a limitar, prejudicar e a inibir a sua visão de futuro, você pode mudar isso. Você pode conseguir construir o seu futuro através de uma reestruturação de olhar as coisas por uma outra perspetiva. Uma perspetiva virada para a elaboração de pensamentos positivos, facilitadores, capacitadores, otimistas, construtivos e orientados face aos seus objetivos, e não necessariamente apenas focados nos obstáculos e no seu passado.
 
A mudança é possível, claro que tem de fazer por isso. Tem de acreditar que existem estratégias que quando aplicadas podem surtir o efeito desejado. Se pretende construir o seu futuro à sua imagem e de acordo com um conjunto de valores, objetivos e propósitos, saiba que pode fazer algo nesse sentido.
 
Questões e passos que pode seguir, facilitando a construção do futuro que deseja para si:
 
AVALIAÇÃO DOS PONTOS FORTES E FRACOS
Primeiro, você pode avaliar com precisão os seus pontos fortes e fracos? Você pode escrevê-los e descrevê-los? A maioria de nós luta para fazer isso. Porquê? Porque tendemos a ter pontos cegos. Nós temos uma tremenda dificuldade em olharmos para nós mesmos e fazermos avaliações com precisão. Pior, por vezes podemos não querer reconhecer e enfrentar as nossas fraquezas. Na tentativa de protegermos o nosso ego, criamos uma ilusão em nós mesmos e teimamos em não tomar consciência de algumas coisas que podiam ser alvo de melhoria.
No sentido de ajudá-lo a criar um método eficaz para analisar os seus ponto fortes e fracos, leia o artigo: 3 passos e 10 formas para construir a sua auto-confiança. Irá encontrar um quadro de análise (SWOT) que exemplifica o que deve fazer.
Além disso, avaliar com precisão os seus pontos fortes e fracos implica ser pró-ativo no sentido de obter informação de algumas pessoas do seu circulo de amigos e familiares e de você mesmo.
  • Como é que eles olham para você?
  • Quais as habilidades que eles sugerem que você precisa desenvolver?
  • Que informação lhe transmitem para que você possa melhorar algumas dessas habilidades?
  • Que diálogo interno você está usando que o paralisa e impede de avançar para os seus objetivos?
  • Que pensamentos de medo você está tendo?
  • Que coisas você julga não ter que impossibilitam propor-se a fazer aquilo que quer?
  • O que você faz com facilidade?
  • O que você aprecia e faz bem?
Fonte: Escola Psicologia, Construa o seu futuro. Acesso em 05/11/2013.

0 comentários:

Postar um comentário