Google Analytics Alternative

VOCÊ SABE O QUE É KOMBUCHA?

segunda-feira, 4 de setembro de 2017
O kombucha é uma bebida milenar, produzida inicialmente na China e consumida em todo o mundo. É obtida a partir da fermentação em chá preto (mais utilizado), chá verde ou outros chás com açúcar branco, com uma associação de espécies de bactérias e leveduras (bactérias do bem). Bebida levemente gaseificada lembrando um “espumante” ou uma “cidra”.

Veja os microrganismos frequentemente presentes:
- bactérias: Acetobacterxylinum, A. pasteurianus, A. aceti e Gluconobacteroxydans.

- leveduras: Saccharomyces, Saccharomycodes, Schizosaccharomyces, Zygosaccharomyces, Brettanomyces/Dekkera, Candida, Torulospora, Koleckera, Pichia, Mycotorula e Mycoderma.
Kombucha tem várias funções benéficas à saúde (Foto: iStock Getty Images)

Composição:
Açúcares (sacarose, glicose e frutose), ácidos orgânicos (acético, glucónico, cítrico, málico, L-láctico, tartárico, oxálico, succínico, pirúvico), aminoácidos, etanol, minerais, vitaminas C e complexo B e polifenóis presentes no chá utilizado.

Alguns benefícios à saúde:
Combate aos radicais livres, estímulo ao sistema imunológico, função antioxidante, regularização intestinal, melhora da função digestiva e sistema urinário.

Como encontrar:
Encontrada na forma industrializada em lojas de “produtos naturais”, lojas especializadas e até em restaurantes.

Para o preparo na forma artesanal é preciso cultivar um scoby (cultura composta por bactérias e leveduras, de aspecto gelatinoso, parecido com um cogumelo ou panqueca). A fermentação pode durar de 7 a 14 dias a temperatura ambiente. Normalmente são doados em sites ou comunidades, mas é preciso cuidado com a procedência do scoby e no preparo para não haver risco de contaminação.

Riscos à saúde:
Mais estudos são necessários para determinar dose diária e propriedades benéficas à saúde, mas para tudo é fundamental moderação. O maior risco à saúde é para a forma artesanal em relação à contaminação microbiológica durante a manipulação, preparo, cultivo e armazenamento. Portanto, por prudência, a forma artesanal não deve ser consumida por grávidas, lactentes e crianças.

Bibliografia
CARVALHO, S.P.F. Desenvolvimento de vinagres a partir de chás e infusões. Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2016

FU, C. e colaboradores. Antioxidant activities of kombucha prepared from three different substrates and changes in content of probiotics during storage. Food Sci. Technol, v.34, n.1, Campinas Jan./Mar. 2014.

Fonte: Eu atleta.

0 comentários:

Postar um comentário