Google Analytics Alternative

FALTA DE CONSISTÊNCIA, UM DOS MOTIVOS QUE DIFICULTAM O EMAGRECIMENTO.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017
Conseguir emagrecer não é uma tarefa fácil e o processo requer muita perseverança e força de vontade. Visto que praticar atividades físicas e realizar uma reeducação alimentar pode parecer tarefas fáceis, mas se não tiver persistência para atingir as metas de uma vida mais saudável, parecerá um pesadelo.

É por isso que a falta de consistência é um dos principais motivos para não conseguir emagrecer. A falta de vontade e de motivação pode prejudicar e muito esse processo. E a explicação é lógica. Você não consegue estabelecer metas e lutar por elas se não estiver entusiasmado em ver os resultados.

Se não suporta o ambiente da academia, por exemplo, tente mudar os exercícios físicos para o ar livre. Mudanças de hábitos comuns podem resultar em ganhos de motivação, mantendo a falta de consistência distante e garantindo, assim, bons resultados no processo de emagrecimento.

Nesse artigo irei mostrar como a falta de consistência é um dos motivos para não conseguir emagrecer. 

Não deixe de ler e compartilhar.
Maneira Errada
Se você realmente quer uma coisa, você precisa focar nesse objetivo, se não a força de vontade se dissipa para outras coisas. A falta de consistência ocorre, principalmente, pelo fato de desejar perder peso rapidamente. Pois, se você não consegue se mover e organizar a sua dieta, não conseguirá ver resultados, o que manterá o desânimo (1).

É diante dessa busca em tentar emagrecer de forma rápida, que surge os efeitos negativos e a falta de consistência, o que não garante resultados. De acordo com a Universidade de Melbourne, na Austrália. Entretanto, afinar o corpo em pouco tempo sem a prática de exercícios pode levar à perda de massa muscular em vez de gordura, trazendo riscos para a saúde.

Isso porque para perder peso, muitos começam a procurar recursos arriscados, como o consumo de medicamentos e dietas perigosas e restritivas. Enquanto o mais seguro é ganhar músculos e perder gordura, através de uma dieta regular e a prática de exercícios físicos.

Outro motivo para não conseguir emagrecer, é que a falta de consistência também leva a sérios problemas de saúde, como o de coluna. Pois, de forma errada, o emagrecimento leva a uma flacidez muscular que se instala de forma generalizada no organismo (2).

A prática de atividade física é uma aliada, mas é preciso cautela para evitar exageros, sobrecarga e consequentemente exaustão muscular. A falta de consistência nesse caso, também afeta a saúde e bom funcionamento do organismo. E, pior, não leva ao resultado almejado de emagrecimento.

Sem Motivação
A falta de consistência surge de diversos fatores, entre eles (3):

– Baixa estima;

– Ansiedade para ver resultados;

– Falta de tempo;

– Não ter ajuda de pessoas próximas;

– Se sentir excluído da roda de amigos, por ter uma alimentação diferenciada.

Então, a primeira dica é manter esses fatores distantes da sua rotina.

O problema começa quando se entra no modo de auto diálogo negativo e surgem as frases do tipo “Eu não vou conseguir”, “Eu não sou capaz”, “Isso é muito difícil para mim”, “Não consigo ver resultados”, dentre outras. Dessa maneira, tornar o processo algo motivador fica ainda mais difícil.

Mas, diante dessas situações não significa que você precisa mudar o rumo e o foco no seu programa de emagrecimento, ou precise tentar uma nova estratégia. Pelo contrário, o que você precisa é apenas saber persistir nos momentos ruins. Mesmo quando pareça que seu progresso é lento. Mesmo quando você fizer algo que dê a impressão que estragou tudo.

Você pode, por exemplo, recorrer aos elementos da motivação (4):

1- Motivação externa: busque ficar próximo de pessoas ou coisas que te ajudam a manter a motivação acesa. Por exemplo, fiquei perto daquela amiga que te incentiva e vai junto com você para academia. Fique próximo a pessoas que te motivam e te inspiram.

2- Motivação interna: essa vem de dentro, ou seja, depende apenas de você. Para que isso ocorra, se inspire em fazer aquilo que é realmente importante para você. Por exemplo, se caminhar ao ar livre de motiva mais do que a esteira da academia, então caminhe sempre ao ar livre.

Atitudes
Algumas atitudes simples podem manter o corpo longe da falta de consistência e garantir sucesso no programa de emagrecimento. Confira:

– Tome uma decisão: não fique ensaiando mudar os hábitos alimentares e o sedentarismo. Coloque em prática os seus objetivos e busque orientação médica antes de começar uma reeducação alimentar (5).

– Foco: é preciso focar no resultado. Pense no quanto você vai ganhar com isso, ao invés de pensar no que vai perder. Ao adotar hábitos saudáveis de alimentação, não se apavore imaginando como viver sem pastéis, batatas fritas ou brigadeiros. Pense na saúde e no bem-estar que você vai ganhar.

– Não se culpe: se você comeu mais do que pretendia em sua última refeição, na próxima refeição, em vez optar por besteiras, coma mais alimentos ricos em proteínas. Não conseguiu treinar tanto quanto você queria? Experimente em um treino de 10 minutos e lembre-se de fazer mais da próxima vez que puder.

– Altere as opções: quando os resultados não aparecerem da forma como esperada, comece a mudar as opções. Ou seja, se caminhar não está resolvendo, tente correr o mesmo tempo para talvez alcançar os objetivos. Se uma dieta não está sendo suficiente, converse com a seu médico e nutricionista e mude.

– Comemore a vitória: em cada etapa vencida, é importante você comemorar, bem como a cada Kg perdido. Essa comemoração também funciona com combustível de motivação para enfrentar as próximas etapas e conseguir chegar ao objetivo final, com consistência.

Em resumo, para manter a consistência para emagrecer é preciso ter força de vontade, e para ter força de vontade é preciso ter foco para fazer o que é preciso, ou seja, conciliar alimentação com hábitos saudáveis até que seus costumem tenham mudado para te manter longe da falta de consistência.

0 comentários:

Postar um comentário