Google Analytics Alternative

COMO NÃO SENTIR FOME? Por que você está atrás dessa resposta?

sábado, 30 de setembro de 2017
O mundo anda obcecado por magreza! Já até perdi a conta do número de pessoas que me procuram por conta da mesma dúvida: como não sentir fome?

Isso porque, com tanta informação equivocada sobre dieta, emagrecimento e a busca por um padrão de beleza inatingível, muita gente passou a enxergar a fome como algo negativo. Mas não é!

A fome na verdade é um sinal que o corpo manda para informar que você precisa reabastecê-lo com energia. Isso significa que, mais importante do que se perguntar “como não sentir fome”, seria interessante refletir sobre “como respeitar melhor a minha fome ”.

Se está sentindo uma fome fora do padrão, já parou para se questionar o motivo pelo qual isso está acontecendo? Vamos explorar um pouco essas questões.
Como não sentir fome: manual de instruções

Seria bom se a gente pudesse ter uma receita com dicas simples sobre como ter um apetite moderado, qual a quantidade certa para comer e não engordar e outras coisas do tipo, não é verdade? Mas isso não existe, nosso corpo é muito complexo! Desconfie de dicas que prometem este tipo de milagre.

O que proponho como um “manual de instruções” são apenas alguns direcionamentos que você pode seguir para entender a origem da sua fome, e, assim, aprender a respeitá-la. E parar de brigar com ela e com o seu corpo! Não deixe ninguém mandar na sua fome porque, afinal, quem nesse mundo sabe melhor do que você o que está sentindo?

Então vamos começar pelo fator fisiológico: será que está tudo certo com a sua alimentação? Se você está com muita fome, sua alimentação diária pode estar deficiente em algum grupo alimentar.

Para estar bem alimentado, o corpo precisa de variedade: frutas, legumes, verduras, cereais, carnes, feijão, nozes…ou seja, uma variedade extensa de alimentos. É essa diversidade que vai preencher nossas células com todos os nutrientes que elas precisam para manter nossas funções vitais ativas. E olhe a sorte que temos de poder ter uma alimentação tão variada!

Então se a pessoa me pergunta “como não sentir fome”, minha primeira resposta sempre é: “comendo”! Vou um pouco na contramão do terrorismo nutricional, que incentiva as pessoas a fecharem a boca e passarem fome.

Mas mais do que simplesmente comer, é importante olhar para a qualidade do que se está ingerindo. Porque é exatamente isso que pode estar interferindo no seu apetite.
As dietas e a sensação de fome eterna

Outra coisa muito comum é ficar com fome quando se está em dieta restritiva. Isso acontece porque a pessoa acaba seguindo obsessivamente o que está lá, no papel, e deixa de escutar os sinais do corpo.

E como este tipo de plano reduz muito o consumo de calorias, ou corta grupos alimentares inteiros, a sensação é exatamente essa: uma fome que não tem fim.

E é o cérebro que controla nossa fome. Então é normal que, diante de toda essa escassez, ele passe a enviar sinais mais fortes para que você o escute! Para que, assim, você coma e o respeite!

Isso contribui para a perda de controle da saciedade. Com o estômago reclamando tanto, uma hora a pessoa cansa da restrição e resolve “se liberar”, comendo mais do que precisaria.

Já reparou que quem está de dieta está o tempo todo pensando em comida? Não é coincidência. É fisiológico mesmo.

Quando a força de vontade só atrapalha
Tem também aquela história de ficar enganando a fome. Isso é péssimo para o corpo e também para o cérebro: se você está com vontade de comer um pedaço de pizza, mas acaba resistindo e comendo outra coisa supostamente saudável no lugar (como uma fruta, por exemplo) seu corpo vai continuar pedindo pizza.

Você pode pensar: “como tenho força de vontade!”, mas na verdade vai continuar com a sensação de que está com fome! Então o ideal seria respeitar, de forma moderada, seus desejos, tentando equilibrar ao longo do dia a variedade dos alimentos que consome. Assim, você nutre seu corpo e a sensação de “fome eterna” desaparece.

Respeite sua fome!
Quero terminar este artigo dando algumas dicas para você que não tira da cabeça a pergunta: “como não sentir fome”. Vamos relaxar um pouco quanto a isso?

Em primeiro lugar, é preciso que você respeite essa sensação. Sentir fome é normal!

Agora, sentir muita fome, a ponto de ficar com dor no estômago, irritado, estressado, é uma situação desconfortável, que nos leva a comer mais. Então, ao sentir fome, coma!
Mas como comer?
Com qualidade e rotina: fazendo as refeições principais, cozinhando mais e aumentando a ingestão de alimentos in natura, sempre diminuindo o consumo dos ultraprocessados;
Respeitando a sua fome e sua vontade de comer; não comendo por motivos emocionais. Não confunda fome com ansiedade, tristeza, cansaço…o alimento pode trazer certo conforto, mas não resolve problemas;
Coma com prazer e sem gula;
Coma mais devagar e com mais atenção! Curta o momento!

0 comentários:

Postar um comentário