Os anos sem prestar a devida atenção com nosso corpo se refletem não só no espelho, mas também em nossa saúde. Os quilos a mais, principalmente na região abdominal, são um fator de risco para diversas doenças, principalmente aquelas que afetam o coração, como hipertensão e infarto. A sorte é que o mesmo caminho que condena pode ser o que salva - nossa alimentação. Fazendo as escolhas certas no prato, você consegue inibir a absorção de gordura pelas células e acelera a queima dos quilos que já estão instalados com ajuda dos exercícios físicos. Veja as escolhas feitas pelos especialistas:
Arroz integral
Por não sofrer refinação, o arroz integral está em sua forma mais completa - ou seja, mantém todas as suas características nutricionais originais. "Isso inclui os fitoquímicos orizanol e fitoesterois, ambos antioxidantes que atuam reduzindo a absorção de gordura pelo organismo", explica a nutricionista Marianne Fazzi, da clínica A Equilibrium, em Santos. Além disso, o arroz integral é rico em fibras, nutriente que ajuda na limpeza do intestino e reduz a absorção de gordura e carboidratos. Isso acontece porque as fibras são digeridas mais lentamente, inibindo a produção de insulina. "E quanto maior for o pico de insulina, mais facilmente a gordura será absorvida e irá se acumular no abdômen", afirma a especialista.
Farelo de aveia
Tirando o fato de que o farelo de aveia também é rico em fibras, causando no corpo o mesmo efeito do arroz integral, ele também contém substâncias chamadas betaglucanas - amigas da silhueta. "As betaglucanas estimulam o organismo a absorver menos a gordura proveniente da alimentação, e as fibras aumentam a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos e potencializar esse efeito", afirma a nutricionista Marianne.
Maçã
Segundo a nutricionista Alice Carvalhais, do Instituto Mineiro de Endocrinologia, a maçã é rica em pectina que, ao ser ingerida pelo organismo, forma um gel que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. "Além disso, a pectina é uma fibra que atua nos processos de limpeza e desintoxicação do corpo, ajudando a neutralizar as toxinas do organismo que são precursoras das celulites", afirma.
Verduras verdes escuras
A clorofila, substância que dá pigmento às folhas e em maior concentração nas escuras, age no organismo limpando as substâncias nocivas e protegendo o fígado contra efeitos dos radicais livres e das bebidas alcoólicas. Fora isso, elas são ricas em fibras que ajudam o intestino a formar o bolo fecal. "O consumo de folhas como rúcula e espinafre também melhora a circulação, ajudando o organismo a funcionar melhor", diz a nutricionista Alice.
Vitamina B6
Presente em cereais integrais, leguminosas, amendoim, aves, peixes, abacate, tomate e banana, a vitamina B6 interfere muito no metabolismo das gorduras. "Ela ajuda na degradação da homocisteína, uma substância que em excesso na corrente sanguínea favorece a formação de placas de gordura e aumenta o risco de doenças cardiovasculares", alerta a nutricionista Marianne.
Soja amarela e soja preta
O maior benefício da lecitina, substância presente na soja amarela, é aumentar o metabolismo e o transporte das gorduras, por isso ela é indicada para reduzir a taxa de colesterol. "Ela age como um emulsificante que permite que as gorduras passem pelas artérias sem aderir à parede, prevenindo a formação de depósito de gorduras nos vasos sanguíneos", afirma a nutricionista Marianne. Já a soja preta contém antocianinas, antioxidantes que atuam direto nos adipócitos (células formadas por gorduras), diminuindo a absorção de glicose e gordura. "As duas sojas também são ricas em outros antioxidantes, que agem contra os radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce, câncer, arteriosclerose e outros."
Frutas cítricas
A estrela das frutas cítricas é, sem dúvida, a vitamina C - e é justamente esse antioxidante que atua diminuindo a absorção de gordura pelo nosso organismo. "As frutas cítricas também são ricas em pectina, que potencializam essa ação", explica a nutricionista Marianne.
Papaia
O mamão do tipo papaia tem a presença de papaína, uma substância que auxilia a digestão de carnes, funcionando como se fosse um "amaciante". "Na verdade, o mamão atua como um desintoxicante natural, contendo fibras laxativas que ajudam o intestino a funcionar e favorecem o emagrecimento", declara Marianne Fazzi.
Receita
Uma refeição completa com a proteína da lentilha e fibras do arroz integral. E também uma boa opção para utilizar a sobra do arroz cozido no dia anterior. A lentilha pode ser temperada da forma que preferir. O pimentão vermelho, toque de coentro e frescor do limão deixa o prato mais sofisticado, colorido e mais rico em vitaminas.
Arroz integral de Coentro e Limão com Lentilha e Pimentão Assado
Ingredientes:
1 xícara de lentilha cozida até ponto al dente
1 xícara de arroz integral cozido – preferência tipo cateto
3 colheres de sopa de cebola picada
3 dentes de alho amassados
1 tomate sem pele picado em pequenos pedaços
1 colher de sopa de coentro picado
suco de 1/2 limão e casca do limão ralada (finamente e use apenas a parte verde)
1 pimentão vermelho
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 180 C.
2. Retire as sementes, talos e corte o pimentão na metade sentido horizontal. Espalhe óleo, sal e pimenta em todos os lados e posicione-os com a casca para cima em uma forma. Coloque para assar até que a casca esteja dourada e o pimentão amolecido (aprox 30min)
3. Em uma panela, refogue a cebola e alho no azeite. Adicione a lentilha e o tomate picado deixe ferver para incorporar o sabor. Se preferir, pode engrossar o caldo com slurry (1/2 colher de chá de amido de milho diluído em 1 colher de sopa de água fria). Tempere com sal e pimenta.
4. Em outro recipiente, misture o coentro, suco de limão e a casca de limão ralada com o arroz.
5. Após assado, retire a pele do pimentão com a mão, e corte em filetes horizontais.
6. Monte o prato intercalando a lentilha, um filete de pimentão e o arroz.
Fonte: Minha Vida, Natural chef cuisine
0 comentários:
Postar um comentário