Google Analytics Alternative

COMBINE E TENHA MAIS SAÚDE.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Elas fazem parte da alimentação há milênios. Mas, com tantas opções gastronômicas hoje, muitas vezes acabam ficando fora do cardápio. Conheça as combinações com grãos e outros produtos saudáveis para trazê-las de volta ao prato:

Quinoa e linhaça
Benefícios: esta mistura antioxidante previne doenças cardíacas e auxilia na regeneração muscular.
Por que funciona: ricas fontes de proteína e de ômegas 3, 6 e 9. Por isso têm propriedades antioxidantes, que protegem o coração.
Como consumir: acrescente o mix em saladas. Use azeite extravirgem. Consumir três vezes por semana.

Lentilha com arroz negro
Benefícios: melhora o sistema imunológico, combatendo as infecções.
Por que funciona: “ricos em vitaminas fundamentais para a formação de células imunes”, diz Marcella Garcez, da Abran. A lentilha é uma boa fonte de arginina, precursora na formação do óxido nítrico, que induz a ação das células de defesa.
Como consumir: todos os dias como acompanhamento.

Abóbora e girassol
Benefícios: melhoram o sistema imunológico.
Por que funciona: ricas em ômega-9, vitaminas A e E, que estimulam a produção das células de defesa do sangue. Uma pesquisa publicada em 2012 pelo jornal especializado Natural Chemical Biology mostrou que a semente de girassol retarda o aparecimento de certos tipos de câncer.
Como consumir: “Asse-as com sal em casa para controlar o sal”, indica Telma Sigulo, gastrônoma do HCor. Sirva como entrada ou como petisco. Consuma diariamente.

Linhaça e mamão
Benefícios: reduzem a constipação. 
Por que funciona: riquíssimas em fibras, estimulam o funcionamento do intestino. Elas aumentam o bolo fecal, o que ajuda na eliminação de fezes e gases. Uma pesquisa publicada em 2011 pela Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano ratifica a ação da linhaça na constipação em idosos.
Como consumir: a mistura vai bem em sucos e principalmente no café da manhã diário. E aumente o consumo de água. Aproveite a polpa do mamão. Do contrário, as fibras formam uma “pedra” no intestino, o que dificulta sua eliminação.

Melão, castanha-do- Pará e chia
Benefícios: controlam os sintomas da TPM.
Por que funciona: o melão tem baixas calorias, é fonte de potássio, que ajuda na eliminação de urina, ediminui o inchaço da TPM.
“A chia é rica em ômega-3, um antioxidante que aumenta a vasodilatação, ajuda na redução de cólicas, e na eliminação de líquidos”, diz a nutricionista Karla Leal (RJ). A castanha-do-Pará é fonte de vitamina B6: leva à produção de serotonina que diminui a depressão. Rica em selênio, melhora as defesas orgânicas.
Como consumir: sobremesa durante a TPM.

Arroz integral e gergelim
Benefícios: reduz a gordura abdominal e controla a fome.
Por que funciona: rico em fibras, o arroz contribui para o controle da fome. “As fibras melhoram o funcionamento do intestino, reduzem o colesterol e ainda evitam picos de insulina”, enumera Karla. Tem triptofano e reduz o mau humor. “O gergelim contribui para a redução da gordura abdominal”, diz a nutricionista Karla.
Como consumir: consumir todos os dias como acompanhamento de carnes magras, e também legumes.

Milho e arroz integral
Benefícios: protege o sistema nervoso.
Por que funciona: “ambos fornecem energia boa com baixo índice glicêmico, o que garante o bom funcionamento do coração e a boa irrigação do cérebro”, explica a médica nutróloga Ana Luisa Vilela (SP) . O milho, ainda, é rico em fósforo, indispensável para o bom funcionamento de todo o sistema nervoso.
Como consumir: pode ser consumido todos os dias, como acompanhamento, mas deve ser alternando com as demais opções.

Cevadinha e papoula
Benefícios: tem potente poder digestivo.
Por que funciona: os ácidos graxos presentes nessas duas sementes, como o linoleico e o oleico, facilitam a quebra dos alimentos pelo organismo, contribuindo para boa digestão.
Como consumir: podem ser usadas no preparo de doces como cookies e bolos, duas ou três vezes por semana.

0 comentários:

Postar um comentário