Google Analytics Alternative

GRÃOS INTEGRAIS: INDISPENSÁVEIS À BOA SAÚDE.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Os grãos utilizados pelas sociedades antigas estão sendo redescobertos por seu alto teor de fibras, que facilitam a digestão, compostos fenólicos, que possuem propriedade antioxidante e anti-inflamatória, e por suas propriedades individuais.

A linhaça já era consumida na Europa e na Ásia desde 8000 a.C. Possui quase 35% do seu conteúdo em fibras dietéticas e é a maior fonte da gordura do tipo Omega 3, um importante anti-inflamatório e regulador dos níveis de gordura no sangue . Pode ser usada em massa de pães, bolos, biscoitos e sua semente pode ser usada em saladas, sopas e iogurtes.

O amaranto, por sua vez, é um pseudocereal de origem andina. É rico em gorduras do tipo esqualeno, que pode auxiliar na regulação dos níveis de colesterol e ter propriedades anticancerigenas. Pesquisas mostram que sua utilização em produtos sem glúten (sem farinha, centeio, aveia e cevada) é bem sucedida, como biscoitos, barras de cereais e pães.

A chia, conhecida como Saçvia hispânica L., era usada pelos maias e, como a linhaça, possui 35% da sua composição de fibras dietéticas. Pode ser usada como cereal matinal, em vitaminas e massa de bolos. Seu maior benefício está nas gorduras poliinsaturadas, que são essenciais para o bom funcionamento do coração, funções de defesa e regulação das membranas celulares e as funções cerebrais.

A quinoa é uma pseudo-oleaginosa (castanhas e nozes) e já era usada pelos incas. Tem um alto poder antioxidante e é boa fonte de ferro e fósforo, porém ainda não se sabe se esses minerais são bem absorvidos pelo organismo. Suas proteínas contém aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo corpo, e são de fácil digestão. Pode ser usado em massas risotos, bolos e saladas.

O freekeh, por enquanto o menos conhecido e estudado, foi descoberto por acidente no Oriente Médio e é o grão do trigo ainda verde, que é tostado, assado e seco e assim retém maior o sabor e os nutrientes do grão. É ótima fonte de carotenoides, precursores da vitamina A, e pode ser usado de modo semelhante ao grão de trigo.

Tabela – % de nutrientes e principais micronutrientes de cada grão
Grão
Proteínas
Carboidratos
Lipídios
Micronutrientes
(vitaminas e minerais)
Quinoa
12%
61%
5% (70% deles são insaturados)
Vitaminas B2 e E, Fósforo e Ferro
Chia
16%
45%
33% de Insaturados (Omega 3 e Omega 6)
Fosforo, Manganês, Selênio, Magnésio
Linhaça
14%
43,3%
33% (90% deles são insaturados)
Mangnésio, Potássio, Vitamina B9 e E
Amaranto
15%
60%
8% (polinsaturados, monoinsaturados)
Cálcio, fósforo, vitaminad B1, B2 e E
Freekeh
13%
72%
3,5% (sendo 80% insaturados)
Cálcio, Potássio e Ferro, Vitaminas B2, A e E

Referências bibliográficas:
1. GEWEHR, Márcia Flach et al . Análises químicas em flocos de quinoa: caracterização para a utilização em produtos alimentícios. Braz. J. Food Technol.,  Campinas,  v. 15,  n. 4, Dec.  2012 .
2. Ganzaroli, J.F; Tanamati, A; Silva, M.V da. AVALIAÇÃO DO TEOR DE LIPÍDIOS TOTAIS E DA
3. COMPOSIÇÃO EM ÁCIDOS GRAXOS DE SEMENTES SALVIA HISPÂNICA L (CHIA). XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, Curitiba, 2012.
4. Andrade, L.A; Flôres, S. H. Caracterização e avaliação de compostos bioativos da chia (Salvia hispanica L.). Salão de Iniciação Científica, Porto Alegre, 2012.
5. Cupersmid, L; Fraga, A.P.R; Abreu, E.S; Rosier I; Pereira , O. LINHAÇA: COMPOSIÇÃO QUÍMICA E EFEITOS BIOLÓGICOS. e-Scientia, Belo Horizonte, Vol. 5, N.º 2, p. 33-40. (2012).
6. ALVARENGA, I. C. Armazenamento e forneamento de linhaça. 2012. 128 p. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
7. LEMOS, Andréa dos Reis et al. Efeito da incorporação de amaranto sobre as propriedades físicas e valor nutricional do pão de queijo. Ciênc.. Tecnol. Alimento. , Campinas, v 32, n. 3, setembro de 2012
8. Capriles, Vanessa Dias; áreas, José Alfredo Gomes. Avaliação da Qualidade Tecnológica de lanches obtidos POR extrusão de grão de amaranto integrante UO de farinha de amaranto desengordurada e SUAS Misturas com fubá de milho. Braz. J. Food Tecno. , Campinas, v 15, n. 1, março de 2012
9. Ferreira, T.A.P. de C; Matias, A.C.G; Arêas, J.A.G. Características nutricionais e funcionais do Amaranto (Amaranthus spp.). Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr. J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 32, n. 2, p. 91-116, ago. 2007.
10. Abdel-Aal, E-S.M; Akhtar, H; Zaheer, K; Ali, R. Dietary Sources of Lutein and Zeaxanthin Carotenoids and Their Role in Eye Health. Nutrients 2013, 5, 1169-1185; doi:10.3390/nu5041169.
11. Site dos Produtores de Freekeh Australianos. Disponível em: http://www.greenwheatfreekeh.com.au
12. Produtor de Freekeh, New Jersey, EUA. Disponível em: http://www.freekehlicious.com/nutritionalbenefits

Fonte: RG nutri

0 comentários:

Postar um comentário