Google Analytics Alternative

TAPIOCA: ALIADA DA DIETA.

terça-feira, 5 de agosto de 2014
Dos índios veio o cultivo da mandioca, ainda antes da chegada de Pedro Álvares Cabral. A raiz deu origem à fécula, que é base para a tapioca, também conhecida como beiju. Essa iguaria logo conquistou o paladar dos colonizadores e ainda hoje reina absoluta na gastronomia brasileira. Entre os benefícios, podemos citar que, por ser derivada da mandioca, não contém glúten em sua composição. “Além disso, é uma fonte de carboidratos e, logo, de energia. Porém, é pobre em proteínas e fibras”, conta a nutricionista Raphaella Cordeiro (SP).

A receita é simples e rápida, ótima para os dias em que falta tempo para uma refeição elaborada. Tamanha praticidade permite que a delícia marque presença em qualquer momento do dia, até no café da manhã. “Mesmo a goma industrializada não leva produtos químicos, portanto é uma ótima alternativa para substituir os pães”, revela a nutricionista Andréa Santa Rosa (RJ).

Em meio a tantas vantagens, encontramos apenas alguns impasses: a tapioca, em si, não possui tantos nutrientes. Felizmente, é fácil resolver a questão: “Adicione uma colher (chá) de chia à massa para cada duas (sopa) de goma”, indica a nutricionista Stela Besso (SP). A tática garante saciedade e evita prisões de ventre.

O outro é em relação aos diabéticos: “Eles devem ter mais cautela. Como é um produto com baixo teor de fibras, a absorção é mais rápida. Para minimizar os problemas neste aspecto, basta escolher bem os recheios”, sugere Raphaella.




A tapioca é uma das receitas mais adotadas pelas pessoas que adotam uma dieta equilibrada e buscam ter o físico perfeito. A tapioca em si, sem recheio, possui pouquíssimas calorias, o que torna esse alimento tão proporcional á uma dieta e oferece extremos benefícios para sua alimentação. Basta escolher o recheio certo e equilibrado que o resultado será uma alimentação saudável e uma receita fitness para a sua dieta.

A tapioca é uma receita extremamente comum nas regiões do norte e nordeste do Brasil, e para as musas fitness, é a opção ideal para um café da manhã leve e bem nutritivo. O pão é o principal alimento do café da manhã, porém para as pessoas que estão buscando emagrecer e conquistar o físico ideal, ele é uma grande ameaça, por conter uma enorme quantidade de carboidratos, gordura, calorias e ainda conter glúten. Existem hoje em dia pães diversificados que são leves e mais saudáveis, mas com o preço elevado.

Por isso foi adotado o consumo da tapioca no café da manhã, e também em lanches intermediários, assim como no da tarde e no pré ou pós-treino. O valor nutricional da tapioca é pobre, porém ela proporciona carboidratos, mesmo sendo levíssima. O ideal do seu consumo é misturar outros alimentos que servirão como recheio, para fazer com que ela tenha um valor nutricional maior, e satisfaça mais o organismo. Veja abaixo algumas opções valiosas de recheios saudáveis e deliciosos.

Como fazer a tapioca perfeita 
Os experts contam todos os segredos para você fazer um beiju crocante, delicioso e com poucas calorias: 

O caminho mais fácil é comprar a goma de tapioca já hidratada, passar a farinha por uma peneira e armazenar na geladeira. "Ela também pode ser congelada", garante a alagoana Simone Brandão, que faz a melhor tapioca de Salvador, segundo o guia Comer e Beber da revista VEJA. Abaixo, ela ensina o passo a passo. 

1. Se a massa já estiver armazenada há algum tempo ou contiver alguns caroços, passe mais uma vez pela peneira no dia do preparo. Separe todos os ingredientes que for usar: a fécula já peneirada e cada componente do recheio já ralado ou cortado. Há quem goste de acrescentar uma pitada de sal na fécula antes de colocar na frigideira 

2. Coloque uma frigideira antiaderente pequena (de 10 a 12 centímetros de diâmetro) no fogo, mas não deixe esquentar demais ou o beiju ficará borrachudo. A textura ideal é crocante. Importante: não precisa colocar um pingo de gordura na frigideira para fazer. 

3. Espalhe 2 colheres de sopa da farinha na frigideira, de modo a formar um disco fino uniforme, sem buracos. Ou use uma peneirinha para espalhar a farinha na frigideira, contando com a ajuda de uma colher para desmanchar eventuais carocinhos. 

4. Quando a massa estiver coagulada, grudada, coloque recheio, não precisa virar, apenas espalhe os ingredientes e feche, dobrando a massa ao meio, como uma meia-lua. Ela não demora mais do que três ou quatro minutos para ficar pronta. 

5. Se for fazer a tapioca simples, pura, ou apenas com manteiga, vire, passe a manteiga (ou margarina ou azeite) e deixe alguns minutos, até o outro lado também ficar croconte. 

6. Passe sempre um papel-toalha na frigideira entre o preparo de um beiju e outro. 

Recheios levinhos 
Doce ou salgado? Você escolhe! Veja as sugestões de Eneida Bomfim 

Queijo de minas com ervas 
1 fatia média de queijo de minas picada ou ralada em ralo grosso , 1 pitada de manjericão seco ou algumas folhas de manjericão fresco. 
Rende: 1 porção (123 calorias) 

Ricota, tomate e orégano 
1 fatia média de ricota passada no ralo grosso, 5 tomates-cereja cortado em rodelas, 1 pitada de orégano. 
Rende: 1 porção (188 calorias) 

Frango grelhado, tomate, azeitona e alface 
2 col. (sopa) de de frango grelhado, cortado em cubos, 3 tomates -cereja cortados em rodelas, 4 azeitonas pretas picadas, 1 folha de alface picado 
Rende: 1 porção (214 calorias) 

Damasco, ameixa, morango e cereja 
1 damasco seco picado, 1 ameixa seca picada, 3 morangos frescos picados, 3 cerejas picadas. 
Rende: 1 porção (120 calorias) 

Morango e chocolate 
4 morangos pequenos picados, 25 gramas de chocolate amargo derretido 
Rende: 1 porção (216 calorias)

1 comentários:

{ Unknown } at: 12 de dezembro de 2014 às 09:41 disse...

Oi! tudo bem? Adorei as dicas desse artigo... parabéns pelo conteúdo!

Publiquei um artigo com algumas comidas saudáveis, veja:

http://emagrecimentonasaude.com/comidas-saudaveis/

Postar um comentário