Google Analytics Alternative

UMA SELEÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.

terça-feira, 11 de março de 2014
1 Figo: Rara fonte de cálcio em frutas, os figos ajudam a evitar a perda óssea associada ao envelhecimento. Também são ricos em fibras, o que pode reduzir o risco de câncer de cólon, mama e próstata.
Coma assim: Fatie figos frescos e sirva com requeijão e pistache; misture figos secos com nozes e castanhas; ou use pasta de figo sem açúcar para cobrir lombinho assado.  
 
2 Cranberry (oxicoco): Claro, essas frutinhas azedas são estrelas no tratamento de infecções do trato urinário, mas também podem prevenir a doença cardíaca. Elas são ricas em antocianinas, flavonoides e proantocianidinas, substâncias químicas vegetais que impedem o colesterol LDL de se oxidar e grudar nas paredes das artérias.
Coma assim: Faça geleia de cranberry cozinhando as frutinhas com suco de laranja e açúcar; ou misture com banana, abacaxi e laranja numa salada de frutas; acrescente cranberries secos à massa de bolos.
 
3 Bagaço de laranja e tangerina: Você já sabe que laranjas e tangerinas são ótimas fontes de vitamina C, mas coma também o máximo possível do mesocarpo, casca branca ou bagaço – a camada branca e esponjosa entre a casca e a polpa que fica na laranja descascada. Embora amargo, o bagaço contém boa quantidade de fibras e antioxidantes.
Coma assim: Substitua as rodelas de abacaxi que forram a fôrma no bolo de abacaxi por fatias de laranja descascada; refogue gomos de tangerina com açúcar mascavo e canela.
 
4 Ovos: Essa fonte de energia é cheia de benefícios à saúde: o zinco e o ferro promovem cabelo saudável e unhas fortes, e a lecitina da gema é rica em colina, que ajuda a reparar danos neurológicos e elimina o colesterol da corrente sanguínea.
Coma assim: Incremente ovos mexidos com ervas frescas e um pouquinho de cream cheese; cubra uma torrada de pão de linhaça com cogumelos, verduras, tomate e um ovo escaldado.
 
5 Mostarda: Pense além do cachorro-quente. A mostarda é boa fonte de selênio, que ajuda a proteger do câncer, a prevenir a doença cardiovascular, a defender as células contra os radicais livres prejudiciais e a estimular o sistema imunológico (que tempero poderoso!). Além disso, o manganês da mostarda ajuda a aliviar os sintomas da TPM.
Coma assim: Sirva legumes grelhados com molho de mostarda e mel; misture mostarda, azeite e vinagre para o molho da salada; adicione algumas colheres ao refogado para obter um sabor diferenciado.
 
6 Pimenta: A capsaicina, fonte do ardor dessas pequenas fogosas, ajuda a evitar os coágulos sanguíneos que provocam infartos e AVCs (acidentes vasculares cerebrais). Além disso, comer pimenta pode aliviar temporariamente a congestão nasal e a sinusite – e até acelerar temporariamente o metabolismo!
Coma assim: Adicione um sabor picante ao ensopado de carne com metade de uma pimenta-malagueta; faça uma combinação doce, picante e fresca temperando pedaços de melão com pimenta moída e açúcar.
 
Fonte: Seleções, Alimentos supersaudáveis. Acesso em 11/03/2014.

0 comentários:

Postar um comentário