Google Analytics Alternative

6 ALIMENTOS PARA TURBINAR O CÉREBRO E MELHORAR O DESEMPENHO NA CORRIDA.

segunda-feira, 17 de março de 2014
São Paulo - Seu cérebro não é apenas responsável pela memória e cognição. Ele também desempenha um papel crítico em ditar os níveis de fadiga durante uma corrida. Assim como alimentar os músculos é fundamental para o desempenho, nutrir o cérebro com nutrientes essenciais aumenta a sua função geral. O resultado? Você se sente mais alerta para trabalhar e correr. Além disso, alguns alimentos também podem ajudar a evitar a perda de memória relacionada à idade. Preparamos uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar seu cérebro.
 
Amêndoas
Como uma das mais ricas fontes de vitamina E, as amêndoas podem ser usadas para fazer um lanche inteligente. Pesquisadores descobriram que a vitamina E combate o estresse oxidativo no cérebro causado por uma dieta rica em carboidratos refinados (açúcar e farinha branca) e gordura. A vitamina E também age como um potente protetor para as membranas celulares de do cérebro e é rica em ômega 3.
Como comer: use no iogurte ou mesmo misture com cereais. Cai bem sozinha.
 
Ovos
A colina, um nutriente que raramente é lembrado, ajuda os mensageiros do seu cérebro (chamados de neurotransmissores) a manterem a sinalização adequada. Cientistas acreditam que a produção da colina é irregular na melhor das hipóteses para alguns indivíduos, especialmente entre as mulheres grávidas.
Como comer: Faça ovos nas refeições de recuperação ou mesmo use-os cozidos na salada. Não deixe de preparar o ovo inteiro porque a colina está na gema.
 
Couve-flor
Couve-flor tem um grande carregamento de luteína, que protege os neurônios dos danos oxidativos causados pela poluição e geram a respiração pesada (ou seja, a corrida mais difícil). Os cientistas acreditam que o dano oxidativo está ligado com a má função cognitiva, perda de memória e à doença de Alzheimer .
Como comer: Adicione a sopas e cozidos ou sirva na salada.
 
Salmão
A membrana das células cerebrais é feita principalmente de gorduras omega-3, a mesma gordura presente no salmão (óleo de peixe). Estudos mostram que o consumo de ômega -3 - ácidos graxos – presente nos peixes faz com que essas células fiquem mais flexíveis, otimizando o seu poder de processamento. Ômega-3 também pode atrasar a perda de memória que chega com o envelhecimento e aumentar o QI em crianças.
Como comer: Salmão e outros peixes gordos contêm mais ômega-3, mas todos os frutos do mar fornecem a substância. Consuma duas vezes por semana porções de cerca de 100 gramas de peixe. Você também pode tentar nozes, semente de linhaça moída, ovos enriquecidos com ômega- 3 ou colocar o óleo de linhaça em saladas ou massas.
 
Whey protein
Uma das principais proteínas do leite e outros produtos lácteos, o soro de leite pode salvar o cérebro. Cientistas descobriram que quando os ratos consumiram soro de leite, suas células cerebrais eram mais capazes de processar o oxigênio, um sinal da função cerebral ideal.
Como comer: Faça uma bebida de recuperação com a proteína. Misture uma colher do produto (20 gramas de proteína) com água ou leite e bata no liquidificador. Você pode misturar com uma banana e cacau para gerar um sabor adocicado. O potássio presente na fruta tem poder antioxidante.
 
Iogurte
Pesquisas sugerem que as benéficas bactérias probióticas encontradas nos iogurtes podem ajudar o cérebro. Um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, apontou que as pessoas que comeram iogurte com probióticos duas vezes por dia durante quatro semanas apresentaram melhor conectividade entre as regiões do cérebro do que um grupo controle.
Como comer: Consuma várias porções de iogurte por semana (procure também pelas "bactérias vivas" no rótulo).
 
Fonte: Exame, 6 alimentos para turbinar o cérebro e correr mais. Cérebro desempenha um papel crítico em ditar os níveis de fadiga durante uma corrida. Acesso em 14/03/2014.

0 comentários:

Postar um comentário