Google Analytics Alternative

CARÊNCIA DE MINERAIS NO ORGANISMO.

sexta-feira, 14 de março de 2014
O estudo ‘O estado da alimentação e da agricultura em 2013’, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), revela que 2 bilhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a deficiência de micronutrientes. Essas substâncias são representadas pelas vitaminas e sais minerais, elementos envolvidos no pro­­cesso de crescimento e desenvolvimen­to corporal. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) indicam que 60% das mortes no mundo poderiam ser evitadas ou postergadas com a inclusão de hábitos saudáveis na rotina da população, dentre os quais se destaca a alimentação.

A ingestão insuficiente de nutrientes­ está entre os 10 principais fatores de risco de doenças no planeta, sendo o terceiro no desenvolvimento de enfermidades e agravos não transmissíveis. Neste contexto, os sais minerais desempenham função essencial na nutrição do organismo. Esses elementos podem ser encontrados na água, no sal de cozinha, nas frutas, nos frutos do mar, no leite e derivados e em outros alimentos. Reguladores orgânicos, os sais minerais controlam os impulsos nervosos, as atividades musculares e o equilíbrio da relação ácido-base do organismo. No Brasil, o consumo de alguns desses nutrientes é preocupante, uma vez que se encontra abaixo dos padrões estabelecidos pelos órgãos internacionais de saúde.

A pesquisa ‘Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil’, desenvolvida em 2008 e 2009 e concluída em 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica a prevalência e a inadequação da ingestão de micronutrientes em todas as regiões do País. Menos de 10% da população consome quantidades recomendadas de frutas, verduras e legumes. “Atualmente, há predominância das dietas calóricas, com pouca variedade de nutrientes”, observa o professor doutor Gilberto Simeone, nutricionista do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A carência de minerais tende a não se manifestar precocemente, uma vez que esses nutrientes são requeridos em pequenas quantidades diárias e necessários a processos bem regulados pelo organismo. A exceção está na anemia por deficiência de ferro, que pode ocorrer em qualquer idade.

Ao todo, existem 28 sais minerais, dos quais 12 são essenciais ao organismo, categorizados em macro e micronutrientes. Cálcio, fósforo, sódio, potássio e magnésio, por exemplo, são macronutrientes cujo consumo diário deve exceder 100mg. Já os micronutrientes como ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e iodo são exigidos em quantidades inferiores a 100mg. Segundo o IBGE, no Brasil, o baixo consumo de cálcio e magnésio atinge o grupo de indivíduos com idades entre 19 e 59 anos. Nas mulheres acima dos 60 anos, a pesquisa indica deficiências de fósforo, cobre, selênio e cálcio.

“O cálcio e o fósforo são os principais minerais armazenados pelo corpo humano, no esqueleto. Em situações especiais, tais como gestação, aleitamento, crescimento e envelhecimento, esses minerais são mobilizados do esqueleto, ocorrendo maior risco de osteoporose e fraturas por pequenos traumas”, destaca o professor doutor Marcelo de Medeiros Pinheiro, reumatologista da Universidade Federal­ de São Paulo (Unifesp), sobre a importância do cálcio para a saúde óssea, especialmente para as mulheres após a menopausa. O docente acrescenta que a carência de nutrientes na alimentação do brasileiro é um problema de qualidade e não de quantidade, o que pode gerar a ‘fome oculta’, carência não aparente de micronutrientes no organismo.

Ação essencial
Os sais minerais, juntamente com as vitaminas, atuam nos processos celulares associados ao metabolismo energético, além da contração, reparação e crescimento dos tecidos e dos músculos, defesa antioxidante, resposta imune, ritmo cardíaco e transporte de oxigênio. Preparar os alimentos ricos em minerais de maneira adequada e combiná-los com certos ingredientes podem favorecer a absorção desses micronutrientes pelo organismo. Alimentos de origem vegetal costumam interferir no aproveitamento desses nutrientes, por esse motivo, é interessante consumir parte deles cozidos. A ingestão de proteína animal pode favorecer a absorção de sais minerais, e as fórmulas pa­ra­ suplementação alimentar geralmente não suprem a necessidade diária de ingestão de minerais. “Se a população­ for mais bem orientada pelos profissionais da saúde sobre a importância do consumo de alimentos, sem dúvida, terá con­dições de selecionar melhor os produtos”, opina o médico Marcelo Pinheiro.
 
Fonte: Yakult, Deficiência no consumo de nutrientes pode se manifestar durante a fase adulta. Acesso em 13/03/2014.

0 comentários:

Postar um comentário