Google Analytics Alternative

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A IMUNIDADE.

terça-feira, 25 de março de 2014
A mudança de estações é uma das responsáveis por viroses, gripes, alergias e resfriados. Para se blindar contra tudo isso, uma boa saída é apostar nos alimentos que aumentam a imunidade.

Segundo a nutricionista Viviane Corrêa do Nascimento (SP), uma pessoa deve prestar atenção em seu estado nutricional como um todo para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico. "É preciso que todos os dias sejam oferecidas de cinco a seis refeições, fracionadas em pequenas quantidades, com os principais nutrientes: carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais", observa a especialista.

Abaixo, ela listou algumas propriedades que devemos incluir na alimentação para darmos uma forcinha extra às nossas defesas. Confira!
 
Carotenóides
Ativam o sistema imunológico, logo, melhoram a defesa do organismo. São encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelha.
 
Probióticos
São bactérias benéficas que reforçam o sistema imune. Estão contidas em alguns tipos de iogurtes, leite fermentado ou em forma de suplementos.
 
Vitamina E
Quando ingerida, melhora a resposta imunológica e também é considerada um antioxidante. Está presente em alguns óleos vegetais, como o de milho, o de soja e ainda no azeite de oliva.
 
Vitamina C
Tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando sua ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. São fontes de vitamina C: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.
 
Ômegas 3 e 6
Têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão presentes em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Brasil e caju.
 
Sua imunidade anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. "Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico", afirma Ioná Zalcman, mestre em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. De acordo com a nutricionista, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. "O consumo deve ser de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais", completa. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.
 
Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmem de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.

O ômega-3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

A castanha-do-Pará e cogumelos (Champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.
 
Fonte: Corpo a corpo, Minha Vida, acesso em 25/03/2014.

0 comentários:

Postar um comentário