Google Analytics Alternative

SOBRE DIETAS.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dieta da Lua, Dieta da Sopa, Dieta da Proteina, Dieta do Tipo Sanguíneo… Diante das opções, muitas dúvidas surgem. Dietas que prometem perda de peso em poucos dias, encontradas facilmente em revista e sites, podem esconder um perigo a curto e longo prazo. Normalmente apresentam-se com calorias bem abaixo do metabolismo basal, estão em desequilíbrio entre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e podem apresentar deficiências de micronutrientes como ferro, cálcio, vitaminas A e E, não levando em consideração características individuais de cada pessoa.

A reeducação alimentar é essencial e fica reprimida em dietas da moda. O ideal é modificar os pensamentos, buscando a longevidade saudável, embasando-se no aporte de equilíbrio entre os nutrientes e substâncias funcionais, protetoras, que auxiliam na prevenção, cura e promoção da saúde e bem-estar físico.

Aderir a dietas milagrosas pode trazer consequências graves como desnutrição, perda de massa magra, déficit da imunidade, desidratação, redução do metabolismo, contribuindo para o efeito sanfona, anemia, distúrbios hormonais, osteoporose, alterações das frações de colesterol, triglicérides sanguíneos, aumento nos níveis de ácido úrico, além de levar a hipoglicemia ou hipotensão.

Dietas da moda sempre fracassam por serem restritivas, com energia abaixo do necessário para manutenção das funções vitais do organismo. O organismo manterá um sinal de alerta constante se menos calorias do que ele necessita para manter seu metabolismo basal forem consumidas. Desequilíbrios no metabolismo e quilos perdidos recuperados novamente com muita facilidade será o caminho.Ainda, quando o indivíduo realiza dietas da moda, sem a devida mudança no padrão de dieta e sem atividade física adequada, grande parte do peso perdido ocorre sob a forma de massa muscular e quando o peso é recuperado, um percentual significativo de tecido adiposo é adquirido. As células musculares queimam 70 vezes mais calorias do que as células de gordura, além da necessidade de sua manutenção, a massa muscular corporal contribuiu para a manutenção do metabolismo e utilização de energia.

A perda de peso deve ser encarada como uma proposta a médio e longo prazo, objetivando a manutenção da saúde, não apenas o emagrecimento. A reeducação alimentar é essencial e fica reprimida em dietas da moda. O ideal é modificar os pensamentos, buscando a longevidade saudável, embasando-se no aporte de equilíbrio entre os nutrientes e substâncias funcionais, protetoras, que auxiliam na prevenção, cura e promoção da saúde e bem-estar físico.
 
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário