Google Analytics Alternative

10 PROMOTORES DO ENVELHECIMENTO DA PELE

quarta-feira, 7 de setembro de 2011
10 PROMOTORES DO ENVELHECIMENTO DA PELE

Alimentos Pró-Inflamatórios (açúcar e amidos)

Os alimentos podem ser pro ou anti-inflamatórios. Evite os pró-inflamatórios – estes promoverão o aparecimento de rugas, doenças, envelhecimento acelerado e obesidade. Ingerir alimentos pró-inflamatórios como o açúcar ou os amidos faz com que a pele perca a luminosidade, apareçam olheiras, haja perda do tónus muscular facial e papos, e aumento dos poros. Estes alimentos também podem exacerbar a acne, a qual é uma doença inflamatória sistemica. O açúcar pode roubar-lhe a juventude, a saúde e a beleza.

Excessiva exposição solar

Embora tenhamos ouvido um milhão de vezes que a excessiva exposição solar acelera o envelhecimento da pele, nós precisamos de alguma radiação solar para poder produzir vitamina D. Contudo, o bronzeado é muito destrutivo para a pele, bem como para o sistema imune. O excesso de sol causa foto-envelhecimento, daí resultando:
Perda da elasticidade cutânea
Pele mais fina, e mais translúcida
Rugas
Pele seca, rugosa e com aspecto envelhecido
Destruição de capilares na face
Sardas, e manchas dispersas

Stress

De todas as forças destrutivas, pró-inflamatórias e pró-envelhecimento que eu tenho visto, nada se compara aos efeitos negativos do stress. O stress causa alterações hormonais, que rapidamente alteram a função das células e dos órgãos vitais. Não surpreende, que isto seja refletido na aparência da sua pele. O stress causa a libertação de cortisol. Quando há grandes quantidades desta hormona em circulação por longos períodos isto torna-se extremamente tóxico. Quando em grandes quantidades causa a morte de células cerebrais, destrói o sistema imune, a musculatura e faz que a pele fique fina e envelhecida, acelerando o aparecimento de rugas e o envelhecimento.

Fumo ou exposição ao fumo

A fumaça dos cigarros danifica e envelhece a pele. Quando inalado provoca a formação de triliões de radicais livres que ocasionam uma resposta inflamatória que percorre todo o corpo, a pele estando incluída. Para além disso, diminui o fluxo sanguíneo da pele e também há um decréscimo de oxigénio e de nutrientes vitais como a vitamina C. Fumar causa uma aparência acinzentada, pálida, sem vida e sem luminosidade, para além de promover uma pele seca e com rugas à volta da boca.

Excesso de Álcool

As pessoas geralmente pensam que o álcool é mau para a pele por ele ser desidratante. Assumem, incorrectamente, que aumentando a ingestão de água podem minimizar o problema. Infelizmente, o álcool cria inflamação sistemica, a pele incluída nisso, cujos resultados excedem e perduram muito para lá da desidratação. Os metabolitos do álcool (subprodutos da sua transformação) conhecidos como aldeídos são destrutivos por causarem dano às membranas celulares, bem como a outras partes da célula. O álcool faz com que as vénulas da pele aumentem de tamanho, permitindo um maior fluxo de sangue na superfície da pele. Isto causa uma tez avermelhada típica e aumento da temperatura local com desidratação e o consequente aparecimento de rugas e linhas finas. Pele descorada, caída e sem resistência é o resultado a longo prazo. Um copo, ocasional, de bom vinho tinto pode trazer benefícios para a saúde, mas a moderação é a chave do sucesso.

Falta de Sono

Uma boa noite de sono assegura que acordemos com uma aparência radiosa e jovem. Um sono adequado é importante para evitar os papos à volta dos olhos e para proporcionar uma pele vibrante. Durante a noite, desde que haja um sono profundo e em quantidade, predominam as hormônios rejuvenescedores estando praticamente ausente o cortisol. Para além da hormônio do crescimento é liberada a melatonina que tem um efeito positivo na imunidade e na pele. Também é durante o sono que os tecidos se regeneram.

Falta de Exercício

Há muitos estudos comprovando que o exercicio pode ajudar a emagrecer e a retardar o envelhecimento. O exercício também proporciona uma pele bela e radiosa. O exercício aumenta a espessura da pele e o conteúdo em colageno.

Ingestão Deficiente em Proteína

Este aspecto raramente abordado pelos profissionais de saúde e beleza é importantíssimo. Diria mesmo que é uma “novidade velha” pois sabemos da fisiologia que o sistema imune (imunoglobulinas), o colageno e a elastina, e os músculos faciais são maioritariamente formados por proteína. Quando há deficit proteico tudo se desvanece e ficamos com uma aparência caída, dado que as proteínas são essenciais à reparação celular – acelerando assim o envelhecimento.

Baixo Teor de Gordura

As gorduras saudáveis, especialmente o omega-3 e o azeite têm poderosos efeitos anti-inflamatórios aumentando a hidratação da pele, a sua textura, a sua flexibilidade e macieza. Aposte em peixes como o salmão selvagem, a sardinha e outros peixes de água fria; avocados, frutos secos, sementes e azeite extra-virgem são as escolhas certas.

Deficit na Ingestão de Água

Lembre-se que a maior parte do nosso corpo é formada por água – do restante 72% é proteína. Sem ela as células não funcionam e a desintoxicação torna-se impossível. Um corpo desidratado promove o envelhecimento precoce e a inflamação.
 
Fonte: Texto de Dr. Luiz Romariz, Sábado, 3 de Outubro de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário