Google Analytics Alternative

ÁGUA: ESSENCIAL.

terça-feira, 6 de setembro de 2011
Certamente você pode perceber que há uma série de marcas de bebidas prontas adoçadas disponíveis no comércio (refrigerantes, sucos...), mas é erroneo pensar que elas podem realmente hidratar o organismo. Substituir a água por esse tipo de bebida pode prejudicar à saúde, mas do que você possa imaginar.

Poucas pessoas ingerem água em quantidades suficientes diariamente, salvo as que têm consciência plena de sua importância, normalmente a busca pela água ocorre somente quando a sede se manifesta. Patologias e sintomas distintos estão correlacionados a falta de água não percebida pelo indivíduo, dores de cabeça, olheiras pertinentes, por exemplo, pode ser uma desidratação leve.

A desidratação pode afetar a consciência, induzir a fala incoerente, levar a fraqueza nas extremidades, hipotensão, taquicardia. Os sintomas da falta de água incluem urina concentrada, alterações na pele, mucosas ressecadas, alterações na pressão sanguínea e circulatória.

Beber água suficiente fornece proteção contra o câncer de bexiga, próstata, mama e pedra nos rins.

A sede leva o indivíduo a procurar por água. Quando o sangue está concentrado em demasia, no caso da desidratação, por exemplo, partículas e moléculas atraem água das glândulas salivares, assim a boca fica seca. O cérebro, particularmente o hipotálamo, controla o estimulo a sede, os rins também controlam a quantidade de água no organismo, quando as necessitadas de água são aumentadas para funções internas no organismo, a eliminação de água, através dos rins é reduzida. A desidratação pode ocorrer facilmente quando o estímulo à sede é ignorado e as conseqüências podem ser sérias se muita água for perdida. Os sintomas da desidratação vão da sede à fraqueza, levando a morte se não corrigida.

O organismo saudável elimina parte do líquido através da urina. Quanto mais água ingerirmos, mais urina é formada e assim eliminada. Além da urina, são eliminados líquidos através do suor, respiração e fezes. Ingerir água pura é um item essencial para preservar a função renal, afinal, o organismo não sobreviveria muito tempo sem a água.

Em média um adulto sedentário deveria consumir cera de 1,5L de água. Não levando em conta temperaturas elevadas e sudorese aumentada, como ocorre por meio da pratica de exercícios físicos.

O organismo não possui condições ao armazenamento de água, por isso a quantidade de água perdida durante 24 horas deve ser reposta. Uma recomendação geral proposta à indivíduos adultos saudáveis permanece em torno de 1 a 1,5 mL/Kcal ou 35 mL/kg (cerca de 2 a 3L diários ou 7 a 11 copos aproximadamente). Para crianças cerca de 50-60 mL/Kg e 150 mL/kg aos bebês. Observar a concentração e características da urina é um meio para avaliar se o consumo de água do indivíduo está sendo suficiente.

Por Greice Caroline Baggio.






0 comentários:

Postar um comentário