Google Analytics Alternative

DEFICIÊNCIA EM MAGNÉSIO E OSTEOPOROSE

domingo, 4 de setembro de 2011
Uma insuficiência em magnésio reduz a absorção e o metabolismo do cálcio e impede a fixação apropriada nos ossos, pelo que os benefícios da ingestão de cálcio na prevenção da osteoporose são muito diminuídos na ausência de quantidades adequadas de magnésio. O magnésio mantém o cálcio dissolvido no sangue, e sem o equilíbrio adequado entre magnésio e cálcio, cerca de 1:1, o cálcio deposita-se nos rins criando cálculos urinários, nas coronárias resultando em obstrução arterial, e nas cartilagens, em vez de se depositar nos ossos onde é necessário. Quanto mais cálcio se ingere, sem o devido equilíbrio com o magnésio, mais sintomas aparecem. Note-se que a osteoporose pode iniciar-se logo após a adolescência causada por insuficiência nutricional e em associação à ingestão de refrigerantes ricos em ácido fosfórico. Para além disso as bebidas gaseificadas tendem a acidificar o sangue levando à perda de minerais. Quando se estudam populações com aumento na ingestão de magnésio observa-se a formação de osso de melhor qualidade. O magnésio é um nutriente vital que trabalha sinergicamente com o cálcio e a vitamina D. Há uma plêiade de nutrientes que intervêm na homeostasia do osso: vitaminas D e K, cálcio, magnésio, fósforo, boro, etc., pelo que é fundamental uma nutrição adequada em minerais. A água do mar sem cloreto de sódio (sal de cozinha) tem todos os minerais necessários e nas quantidades ajustadas.

Fonte: Texto de Dr. Luiz Romariz, postado em 4 de Setembro de 2011. DEFICIÊNCIA EM MAGNÉSIO ASSOCIADA À OSTEOPOROSE.

Magnésio pode melhorar a saúde do coração e prevenir ataques cardíacos

O magnésio é um mineral importante que é essencial para uma boa saúde. Além de melhorar a regulação do açúcar no sangue e saúde dos ossos, o magnésio também tem um impacto sobre a saúde do coração. Ele pode até mesmo ser chamado de um nutriente essencial para a prevenção de mortes por ataque cardíaco.

Benefícios do magnésio à saúde do coração 
Magnésio previne a coagulação das plaquetas, dilata os vasos sanguíneos e regula o ritmo cardíaco. Ele também pode inibir os espasmos nas artérias do coração, que bloqueiam o fluxo sanguíneo e podem resultar em um ataque cardíaco. Magnésio também ajuda a manter estável a pressão arterial.

Você têm deficiência em magnésio?
Infelizmente, muitos estudos mostram que poucas pessoas consomem magnésio suficiente em suas dietas. Mas como saber se o seu níveis de magnésio são muito baixos? Uma indicação de um nível baixo de magnésio é um baixo nível de glóbulos vermelhos. Depressão, ansiedade, espasmos musculares e problemas estomacais são outros indicadores de que uma pessoa pode precisar ter seus níveis de magnésio verificados.

O que pode causar uma deficiência de magnésio? Medicamentos, como antibióticos, antidepressivos, ou o estrógeno pode diminuir os níveis de magnésio. Muita vitamina D pode causar o mesmo resultado. Muito álcool ou cafeína pode induzir o organismo eliminar à vitamina por suas ações diuréticas. O consumo de glutamato monossódico (MSG) também pode esgotar o corpo de magnésio.

Reabastecer os níveis de magnésio
Qual é a melhor maneira de reconstruir um nível saudável de magnésio? Suplementos são uma opção, mas os alimentos naturais são, certamente, o método preferido para obter mais magnésio. O magnésio é encontrado naturalmente em grãos integrais, castanha do para, amêndoas e vegetais folhosos, como espinafre. Chocolate também é uma boa fonte de magnésio (e deficiência de magnésio pode ajudar a explicar porque algumas pessoas têm um desejo intenso por chocolate).
 
Fonte: Parte do texto traduzido em Natural News, Magnesium can improve heart health and prevent heart attack deaths (Opinion), Tuesday, February 08, 2011. Autor Elizabeth Walling.

0 comentários:

Postar um comentário