Google Analytics Alternative

SEMENTES DE CHIA.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Por causa de seu valor nutritivo e estabilidade, a chia j
á está sendo adicionada a uma variedade de alimentos.


Chia é uma semente comestível que vem da planta do deserto, um membro da família de hortelã, que cresce abundantemente no sul do México. Em tempos pré-colombianos eram um componente principal da dieta maia e asteca e foram a razão de sobrevivência básica de guerreiros astecas.

Chia é rica em ômega-3, mais ainda do que sementes de linho. E tem outra vantagem sobre linho: chia é tão rica em antioxidantes que as sementes não se deterioram e podem ser armazenadas por longos períodos sem se tornar rançosa. E, ao contrário de linho, elas não necessitam ser moídas para tornar seus nutrientes disponíveis ao organismo. As sementes de Chia também fornecem fibras (25 gramas contêm 6,9 ​​gramas de fibra), bem como cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, molibdênio, niacina e zinco.

[...] Tal como acontece com as sementes de linhaça, você pode polvilhar as sementes inteiras de chia no cereal, no iogurte ou saladas, comê-los como um lanche, ou moê-las e misturá-los com farinha ao fazer bolos ou outros produtos de panificação.

Chia está passando por uma espécie de renascimento, depois de séculos de negligência. Era uma cultura importante na região central do México entre 1500 e 900 aC e foi ainda cultivada até o século 16, AD, mas depois da conquista espanhola, as autoridades proibiram por causa de sua estreita associação com a religião asteca (índios usavam as sementes como oferendas em rituais). Até recentemente, a chia foi produzida por apenas por pequenos produtores, mas a produção comercial retomou na América Latina, e agora você pode comprar as sementes on-line e em lojas de alimentos saudáveis. Por causa de seu valor nutritivo e estabilidade, a chia já está sendo adicionada a uma variedade de alimentos.

Fonte: Dr. Weil's

Em 28 gramas há cerca de 137 Calorias, 9g de gorduras totais, 12g de carboidratos, 4g de proteínas, recomenda-se cerca de 2 colheres de sopa ao dia.


Salada de arroz integral com chia
Ingredientes:
3 xícaras de arroz integral cozido
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de suco de limão
3  dentes de alho
Sal, alegrim, orégano à gosto
1 xícara de semente de chia
1 tomate, 1 abobrinha em rodelas
Como fazer?
Misture com o arroz integral cozido todos os ingredientes.

2 comentários:

Vera Domingues at: 24 de setembro de 2011 às 10:20 disse...

Parabéns! adorei conhecer o blog, continue espalhando sabedoria e saúde para nós!

Anônimo at: 25 de outubro de 2011 às 17:27 disse...

pode se comer com o iogurte natural quantas veses ao dia

Postar um comentário