Google Analytics Alternative

CONHECER, ENTENDER, USAR: A ESCALA DA FOME.

quinta-feira, 18 de maio de 2017
Saber distinguir quando tem fome, a fisiológica, da outra, a emocional, pode ser muito útil para o dia-a-dia.

A fome fisiológica é definida como sendo gradual, paciente, recetiva a diversos alimentos e termina quando são supridas as necessidades do organismo.

Pode identificar, se a sua fome é, de facto, fisiológica recorrendo a uma escala da fome.

Há vários tipos de escalas para medir a fome, mas a maioria é como esta que apresentamos e que foi desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). É composta por 10 níveis, onde 0 corresponde a “sem nada no estômago” e 10 indica que está “demasiado cheio, como um balão”.

Experimente preenchê-la quando pensar em comer. A sua utilização, pode ajudá-lo a fazer uma escolha mais consciente do que vai comer e da quantidade que irá ingerir.

Para isso basta situar nesta escala a fome que sente.
  1. Faminto: provavelmente com dor de cabeça. Não se consegue concentrar e começa a sentir-se tonto. Pode ter problemas de coordenação. Está sem energia e necessita de se deitar. Isto pode ocorrer durante uma dieta muito restritiva.
  2. Não tolera nada. Sente-se irritado, mal-humorado, com muita fome e com pouca energia. Pode até sentir náuseas. Está esfomeado.
  3. O desejo de comer é forte. Sente um vazio no estômago e a sua coordenação começa a diminuir.
  4. Começa a pensar em comida. O seu organismo dá sinal de querer comer. Está com alguma fome.
  5. O seu corpo tem energia suficiente, tanto ao nível físico e psicológico e começa a sentir-se satisfeito.
  6. Sente-se satisfeito e confortável.
  7. Passou o ponto da satisfação, no entanto ainda consegue arranjar espaço para comer um pouco mais. O seu corpo diz “não” e a mente diz “sim” para mais algumas garfadas.
  8. Já se sente cheio. Talvez fosse melhor não comer mais, mas está tão saboroso. Comer, para si, é a coisa mais importante e a sua vida centra-se na comida?
  9. Está realmente desconfortável. Sente-se pesado, cansado e inchado. Já não socializa, prefere estar sozinho ou ir deitar-se. Será que perdeu a oportunidade de confraternizar para se centrar na comida?
  10. Excessivamente cheio. Sente-se fisicamente desconfortável, não tem vontade de se mexer e sente que não volta a olhar mais, para comida.
Analise o seu grau da seguinte forma:
  • De 1 a 2: sente um enorme desejo de comer e é capaz de comer tudo o que encontrar
  • Entre 3 e 6: há um maior prazer no ato de comer e é possível fazê-lo até se sentir confortável
  • Igual ou superior a 6: está na altura de parar de comer. A partir deste grau já não está a comer porque tem fome fisiológica, mas sim por uma razão emocional.

Portanto, coma quando estiver entre 3 e 6.

Utilizar, algumas vezes, esta escala pode melhorar a sua relação com a comida e ficar atento aos sinais que o corpo emite, permitindo que se torne mais fácil ter controlo sobre a sua alimentação.

0 comentários:

Postar um comentário