Foto: iStock.com/Getty Images
Quando se fala em um cardápio equilibrado, alimentos integrais, verduras e legumes logo são lembrados. E não é para menos: ricos em vitaminas e minerais, eles ajudam a manter a pressão arterial nos índices ideais. “A dieta do hipertenso deve ser balanceada, privilegiando vegetais, carnes magras (como aves e pescados), laticínios desnatados, grãos e cereais integrais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico), nozes e castanhas. Além disso, os alimentos devem ser cozidos, assados, grelhados ou refogados”, afirma a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Confira 4 alimentos que não podem faltar à mesa.
Arroz integral
Além de promover saciedade por mais tempo, ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. “Retirando apenas a casca, o arroz integral é rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, fósforo, potássio e zinco”, destaca a nutricionista Greice Caroline Baggio. Outras opções igualmente saudáveis são: selvagem, arbóreo e japonês, que também possuem valores nutricionais importantes.
Castanhas
Apenas 2 unidades das castanhas maiores, como nozes, castanha de caju e castanha-do-pará, ou 1 colher (sopa) das oleaginosas menores, como pistache, amêndoa e amendoim são suficientes para usufruir de seus benefícios. Em excesso, favorecem o ganho de peso.
Tomate
Foto: Shutterstock
O licopeno – substância que dá a cor vermelha ao alimento – é um poderoso protetor do sistema cardiovascular, já que atua contra o mau colesterol e protege as células dos efeitos dos radicais livres. “O consumo de tomate está associado a uma redução do risco de câncer e de doenças cardiovasculares, além de ser um alimento pouco calórico, fonte de fibras e vitamina C”, comenta Greice.
Abacate
A fruta é rica em gorduras do bem (ômega-3 e ômega-9) que atuam contra o mau colesterol, além de ser fonte de antioxidantes, como as vitaminas C e E. Outro composto muito benéfico à saúde encontrado no abacate é o ácido fólico (vitamina B9), que tem entre suas funções a de proteger o sistema cardiovascular.
Fonte: Alto Astral.
0 comentários:
Postar um comentário