Os cientistas mostraram que mastigar seus alimentos corretamente pode aumentar o sistema imunológico da boca, protegendo-o contra doenças.
O estudo conduzido por equipes na Universidade de Manchester e Institutos Nacionais de Saúde nos EUA, revelou que um tipo específico de célula imunológica, a célula Th17, pode ser estimulada quando você mastiga. Esta célula imune é importante na proteção contra infecções bacterianas e fúngicas que são comumente encontradas na boca.
Embora ser de conhecimento geral que os nutrientes dos alimentos podem apoiar um sistema imunológico saudável, os resultados do estudo estabelecem que a ação de mastigar é também importante para tal.
Em outras partes do corpo, tais como o intestino e a pele, as células Th17 são estimuladas pela presença de bactérias amigáveis, o que era assumido como sendo o mesmo caso na boca. No entanto, a equipe descobriu que os danos causados pela abrasão da mastigação induziram fatores gengivais que poderiam ativar os mesmos caminhos que as bactérias e agir sobre as células Th17.
Mas, a estimulação de células Th17 para a proteção imunológica pode ser uma espada de dois gumes: muitas delas podem contribuir para a periodontite – uma doença comum na gengiva que está ligada a complicações em muitas doenças, incluindo diabetes, artrite reumatoide, nascimento prematuro.
A pesquisa foi financiada pelo BBSRC (Biotechnology and Biological Sciences Research Council), Reino Unido, e Instituto Nacional de Pesquisa de Odontologia e Craniofacial, Estados Unidos. A pesquisadora e bióloga Joanne Konkel, da Universidade de Manchester, explicou: "O sistema imunológico realiza um ato de equilíbrio notável em locais de barreira, como a pele, boca e intestino, combatendo agentes patogênicos nocivos, tolerando a presença de bactérias amigáveis normais. Nossa pesquisa mostra que, ao contrário de outras barreiras, a boca tem uma maneira diferente de estimular as células Th17: não através de bactérias, mas pela mastigação. Portanto a mastigação pode induzir uma resposta imunológica protetora em nossas gengivas".
Na revista Immunity, a equipe mostra que foi capaz de estimular o aumento de células Th17 em ratos, alterando apenas a dureza de seu alimento, e provando que a mastigação foi o fator crítico.
Mas essas células também apresentam um outro lado: "Também fomos capazes de mostrar que o aumento dos danos causados pela mastigação poderia exacerbar a perda óssea na periodontite. Mas, desde que a inflamação na boca está ligada ao desenvolvimento de doenças em todo o corpo, é importante compreendermos os fatores específicos do tecido que regulam a imunidade na barreira oral para eventualmente levar a novas formas de tratar várias condições inflamatórias".
Traduzido por Essential Nutrition
Fonte: Medicalxpress.
0 comentários:
Postar um comentário