Google Analytics Alternative

COMER MAIS FRUTAS E VERDURAS AUMENTA O BEM-ESTAR.

sexta-feira, 5 de maio de 2017
Frutas e vegetais fazem parte fundamental de uma dieta saudável, mas seus benefícios não se limitam à saúde física. Novas pesquisas apontam que o aumento do seu consumo pode melhorar o bem-estar psicológico em apenas duas semanas.

Líder do estudo, a Dra. Tamlin Conner, do Departamento de Psicologia da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e seus colegas descobriram que jovens que consumiram diariamente frutas e legumes a mais durante 14 dias experimentaram uma melhora na motivação e vitalidade.

Os pesquisadores relataram recentemente suas descobertas na revista PLOS One.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, os adultos devem procurar consumir cerca de duas xícaras de frutas e de duas a três xícaras de vegetais diariamente.

Como parte de uma dieta saudável, frutas e vegetais podem ajudar a reduzir o risco de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer.

Nos últimos anos, estudos sugeriram que a ingestão de frutas e vegetais também pode melhorar a saúde mental, hipótese que a Dra. Conner e sua equipe investigaram. 

Os pesquisadores matricularam 171 estudantes com idade entre 18 e 25 anos para o estudo, e dividiram em três grupos por duas semanas: grupo 1 continuou com seu padrão de alimentação normal, grupo 2 recebeu pessoalmente duas porções adicionais de frutas e vegetais frescos (incluindo cenouras, kiwis, maçãs e laranjas) todos os dias, enquanto o grupo 3 recebeu vouchers de produtos (pré-pagos) e mensagens de texto para consumir mais frutas e vegetais.

No início e no final do estudo, os participantes foram submetidos a avaliações psicológicas que avaliaram humor, vitalidade, motivação, sintomas de depressão e ansiedade, e outros determinantes da saúde mental e bem-estar.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que receberam pessoalmente frutas e legumes a mais consumiram a maioria desses produtos ao longo de 2 semanas, em 3,7 porções diárias, e foi este grupo que experimentou melhorias no bem-estar psicológico. Em particular, estes participantes demonstraram melhorias na vitalidade, motivação e desenvolvimento.

Os outros dois grupos não mostraram melhorias no bem-estar psicológico durante o período de 2 semanas.

Além disso, não foram observadas melhorias nos sintomas de depressão e ansiedade em nenhum dos grupos. "A maioria das pesquisas ligando a depressão aos padrões alimentares tem sido longitudinal, o que significa que as possíveis diferenças podem ser estabelecidas durante um período de tempo muito mais longo do que o nosso curto período de 2 semanas", observam os autores.

Ainda assim, os pesquisadores dizem que suas descobertas indicam que aumentar a ingestão de frutas e legumes pode levar a rápidos benefícios para o bem-estar psicológico.

Este é o primeiro estudo a mostrar que o fornecimento de frutas e verduras de alta qualidade para adultos jovens pode resultar em melhorias de curto prazo na vitalidade, desenvolvimento e motivação. Os achados fornecem validação inicial de uma relação causal entre esses alimentos crus e bem-estar, sugerindo que os estudos de intervenção em larga escala são necessários.

Traduzido por Essential Nutrition

0 comentários:

Postar um comentário