Google Analytics Alternative

VEJA AS DIFERENÇAS ENTRE OS PRINCIPAIS TIPOS DE BATATAS E PROPRIEDADES NUTRICIONAIS.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
A batata faz parte da refeição de grande parte dos brasileiros e existem diversas opções, com propriedades diferentes e indicadas para cada tipo de pessoa, como explicaram o endocrinologista Alfredo Halpern, a nutricionista Andréa Santa Rosa e a engenheira agrônoma Fernanda Rausch no Bem Estar desta quarta-feira (5).
 
A batata-inglesa é a mais utilizada e tem um pouco menos de calorias do que a batata-doce e a batata-baroa. Porém, ela é composta praticamente por carboidratos e é um alimento com alto índice glicêmico, ou seja, não indicado para os diabéticos. Para quem tem a doença, a melhor opção é a batata yacon, ainda menos calórica. Veja no infográfico abaixo.
 
 
Em relação às propriedades nutricionais, as batatas doce e baroa são boas para substituir a inglesa porque são muito mais nutritivas. Isso acontece porque elas têm raízes tuberosas, capazes de armazenar mais nutrientes.
Além disso, têm ação antioxidante, desintoxicante, antiinflamatória e ainda ajudam a combater o ganho de peso, o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas.
 
No entanto, a batata-inglesa é fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B e vitamina C. Na hora de comprá-la, a dica da agrônoma Fernanda Rausch é evitar as que estão com rachaduras ou furos em sua superfície, é melhor sempre escolher as mais lisas. Para conservá-la, o ideal é evitar o uso da geladeira porque a temperatura baixa pode alterar seu sabor.
 
Além disso, a batata-inglesa geralmente é frita, mas essa não é a opção mais saudável porque o processo de fritura provoca a perda de nutrientes, aumenta a gordura e as calorias. Se preparada cozida e com a casca, é melhor porque a perda nutritiva é muito menor.
A batata-doce pode também ser cozida com casca e é uma boa opção para quem pratica atividade física já que é fonte de energia para o trabalho muscular. Apesar do nome, ela tem baixo índice glicêmico e também aumenta as defesas do corpo e ajuda a prevenir lesões.
 
Já a batata-baroa, conhecida também como mandioquinha-salsa, é boa para a digestão e, por isso, é recomendada para crianças, idosos ou pessoas com algum tipo de doença.
Porém, no caso dos diabéticos, como já foi citado, a yacon é a melhor opção porque diminui os níveis de glicemia e insulina no sangue e ainda melhoram o sistema imune da pessoa. Além disso, ela é composta por 90% de água, portanto deve ser consumida rapidamente.
Seja qual for a batata, a melhor opção de preparo é sempre a cozida ou assada, que pode ser com ervas, azeite ou ainda na forma de sopa ou purê. A fritura aumenta muito o valor calórico e pode trazer danos à saúde.
 
Fonte: G1, Veja as diferenças entre os tipos de batatas e para quem são indicadas. Batatas inglesa, doce, baroa e yacon possuem propriedades diferentes. Especialistas explicaram o que observar na hora de comprá-las. Acesso em 05/12/2012.

0 comentários:

Postar um comentário